Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Premiada design Marina Myrena aposta no milionário mercado da moda esportiva para criar tendências

Natural da Ucrânia, a estilista premiada como a melhor Designer de Moda 2020 diz que se inspira nos esportes para criar suas peças

Lance|

Lance
Lance Lance

Com a crescente conscientização sobre cuidados com o corpo e longevidade, não apenas a saúde mundial vem se transformando, mas também todo o mercado de moda fitness que se alimenta dessa mudança de comportamento. Projeção do International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA) aponta que o setor de moda esportiva cresce 8,7% anualmente, podendo alcançar lucratividade anual de US$ 207,79 bilhões até 2025.

As roupas desse mercado, bem como as tendência, porém, não se restringem ao ambiente de academias e musculação, como também passam a fazer parte do street style, bem como influenciar na criação de estilistas. Natural da Ucrânia, a designer de moda Marina Myrena se destaca no leste europeu e usa os esportes como ferramenta criativa no trabalho dela. “Sou apaixonada por atividades físicas, a inspiração que as roupas esportivas proporcionam criações únicas e exclusivas. Você consegue encontrar os caimentos perfeitos usando essas roupas de base, não é preciso estar confortável e funcional apenas na na academia, esse conceito pode ser ampliado para outras ocasiões e estilos”, aponta.

É a partir dessa filosofia que pode-se explicar a fusão das roupas de academia ao dia a dia, tendência que vem justamente do conceito de praticidade e conforto que essa vestimenta proporciona. “Já dá para traçar essa junção desde o final dos anos 1990, quando celebridades impulsionadas pelo movimento rap adotaram jaquetas varsity e camisas de futebol no estilo, assim como a estética skatista dominou a vestimenta adolescente no início deste milênio. Essa união entre a casualidade e conforto é uma das características mais fortes que levo para as minhas criações”, comenta a designer de moda.

A esse estilo dá-se o nome de athleisure — athlete (atleta) + leisure (lazer) —, que vem ganhando cada vez mais as vitrines, contas do Instagram de celebridades influentes e também as passarelas. “Não é porque é alta costura que não podemos relacioná-las com outras vertentes, pelo contrário. A inspiração é a companheira eterna de todas as pessoas criativas. Graças a ele nascem obras-primas. Isso também se aplica a roupas de grife”, garante Marina Myrena.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.