Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Precoces! Confira os jogadores mais jovens que se profissionalizaram

No último domingo, Fernando Ovelar quebrou recorde ao estrear pela equipe profissional do Cerro Porteño com apenas 14 anos. Relembre outros casos

Lance

Lance|Do R7

Revelado nas categorias de base do Cerro Porteño, Fernando Ovelar, de 14 anos, fez sua estreia no time principal no último domingo, em partida contra o 3 de Febrero, pelo Campeonato Paraguaio. Por sua pouca idade, o atacante foi a principal atração do confronto, que terminou empatado em 1 a 1, e ainda quebrou recorde, tornando-se o jogador mais jovem a disputar uma partida pelo torneio nacional.
(Foto: Divulgação/Cerro Porteño)
Revelado nas categorias de base do Cerro Porteño, Fernando Ovelar, de 14 anos, fez sua estreia no time principal no último domingo, em partida contra o 3 de Febrero, pelo Campeonato Paraguaio. Por sua pouca idade, o atacante foi a principal atração do confronto, que terminou empatado em 1 a 1, e ainda quebrou recorde, tornando-se o jogador mais jovem a disputar uma partida pelo torneio nacional. (Foto: Divulgação/Cerro Porteño)
Mauricio Baldivieso fez sua estreia com apenas 12 anos no time profissional do Aurora (BOL), em 2009. A marca fez com que o jogador se tornasse o mais jovem a estrear em uma partida oficial em toda a América Latina. Entretanto, a escalação custou caro ao técnico e pai do atleta, Julio César Baldivieso, pois deixou os dirigentes do clube inconformados com a escalação do garoto. Na época, Julio César colocou o cargo à disposição alegando que se o filho dele não era útil para o Aurora, ele também não seria. Mauricio está sem clube desde janeiro, quando deixou o San Jose (BOL).
(Foto: Reprodução)
Mauricio Baldivieso fez sua estreia com apenas 12 anos no time profissional do Aurora (BOL), em 2009. A marca fez com que o jogador se tornasse o mais jovem a estrear em uma partida oficial em toda a América Latina. Entretanto, a escalação custou caro ao técnico e pai do atleta, Julio César Baldivieso, pois deixou os dirigentes do clube inconformados com a escalação do garoto. Na época, Julio César colocou o cargo à disposição alegando que se o filho dele não era útil para o Aurora, ele também não seria. Mauricio está sem clube desde janeiro, quando deixou o San Jose (BOL). (Foto: Reprodução)
Freddy Adu estreou no time profissional do D.C. United (EUA) aos 14 anos, pela Major League Soccer (MLS) de 2004. Após sua estreia, Adu foi negociado com o Benfica, em 2009, e passou por uma série de empréstimos. O jogador chegou a atuar no Bahia, em 2013, mas não vingou. Hoje, aos 29 anos, o atacante atua no Las Vegas (EUA).
(Foto: Divulgação)
Freddy Adu estreou no time profissional do D.C. United (EUA) aos 14 anos, pela Major League Soccer (MLS) de 2004. Após sua estreia, Adu foi negociado com o Benfica, em 2009, e passou por uma série de empréstimos. O jogador chegou a atuar no Bahia, em 2013, mas não vingou. Hoje, aos 29 anos, o atacante atua no Las Vegas (EUA). (Foto: Divulgação)
Mustafa Kapi estreou na equipe principal do Galatasaray com 14 anos, em jogo amistoso contra o Levski Sofia (BUL). Na partida, realizada em novembro de 2016, o jogador não chegou a marcar gol, mas mostrou um grande potencial. Atualmente, Mustafa Kapi atua no Sub-19 do Galatasaray, com 16 anos.
(Foto: Reprodução)
Mustafa Kapi estreou na equipe principal do Galatasaray com 14 anos, em jogo amistoso contra o Levski Sofia (BUL). Na partida, realizada em novembro de 2016, o jogador não chegou a marcar gol, mas mostrou um grande potencial. Atualmente, Mustafa Kapi atua no Sub-19 do Galatasaray, com 16 anos. (Foto: Reprodução)
Coutinho atuou no Santos durante a "Era Pelé" e foi considerado o melhor parceiro que o Rei já teve. Descoberto pelo técnico Lula, Antônio Wilson Vieira Honório fez sua estreia no time profissional do Santos aos 14 anos como opção para a vaga de Pagão, que sofria com recorrentes lesões. Antes de pendurar as chuteiras, em 1973, Coutinho estreou pela Seleção Brasileira contra o Uruguai tendo apenas 16 anos e se tornou titular no time de 62, mas sofreu uma lesão que lhe deixou fora da Copa.
(Foto: Reprodução)
Coutinho atuou no Santos durante a "Era Pelé" e foi considerado o melhor parceiro que o Rei já teve. Descoberto pelo técnico Lula, Antônio Wilson Vieira Honório fez sua estreia no time profissional do Santos aos 14 anos como opção para a vaga de Pagão, que sofria com recorrentes lesões. Antes de pendurar as chuteiras, em 1973, Coutinho estreou pela Seleção Brasileira contra o Uruguai tendo apenas 16 anos e se tornou titular no time de 62, mas sofreu uma lesão que lhe deixou fora da Copa. (Foto: Reprodução)
Em outubro de 2017, Ianis Stoica estreou no time profissional do Steua Bucarest com apenas 14 anos. O feito aconteceu em partida contra o Sanatatea Cluj, válida pela Taça da Romênia. Além do bom desempenho em campo, o jovem meia marcou um dos gols da vitória do seu time por 6 a 1. Atualmente, com 15 anos, o jogador segue no Steaua Bucareste.
(Foto: Divulgação)
Em outubro de 2017, Ianis Stoica estreou no time profissional do Steua Bucarest com apenas 14 anos. O feito aconteceu em partida contra o Sanatatea Cluj, válida pela Taça da Romênia. Além do bom desempenho em campo, o jovem meia marcou um dos gols da vitória do seu time por 6 a 1. Atualmente, com 15 anos, o jogador segue no Steaua Bucareste. (Foto: Divulgação)
Martin Odegaard estreou aos 15 anos na seleção da Noruega e no time profissional do Stromsgodset, mostrando grande qualidade no campeonato nacional de 2014. Logo no ano seguinte foi contratado pelo Real Madrid. Ainda vinculado aos merengues, Martin foi emprestado para diversos clubes e agora, com 19 anos, tenta se firmar no Vitesse, da Holanda.
(Foto: Divulgação)
Martin Odegaard estreou aos 15 anos na seleção da Noruega e no time profissional do Stromsgodset, mostrando grande qualidade no campeonato nacional de 2014. Logo no ano seguinte foi contratado pelo Real Madrid. Ainda vinculado aos merengues, Martin foi emprestado para diversos clubes e agora, com 19 anos, tenta se firmar no Vitesse, da Holanda. (Foto: Divulgação)
Aos 15 anos Alphonso Davies estreou como jogador profissional no Vancouver Whitecaps, time canadense que disputa a MLS. Nascido na Libéria, em um campo de refugiados, e criado no estado da América do Norte, o jogador entrou em campo pela primeira vez no time principal em julho deste ano, em partida contra o Orlando City, e se tornou o segundo futebolista mais novo da história do torneio a jogar entre adultos. Ele perde apenas para Freddy Adu. Atualmente, com 17 anos, Davies segue no Vancouver até completar 18 anos, quando será integrado ao elenco do Bayern de Munique.
(Foto: Divulgação)
Aos 15 anos Alphonso Davies estreou como jogador profissional no Vancouver Whitecaps, time canadense que disputa a MLS. Nascido na Libéria, em um campo de refugiados, e criado no estado da América do Norte, o jogador entrou em campo pela primeira vez no time principal em julho deste ano, em partida contra o Orlando City, e se tornou o segundo futebolista mais novo da história do torneio a jogar entre adultos. Ele perde apenas para Freddy Adu. Atualmente, com 17 anos, Davies segue no Vancouver até completar 18 anos, quando será integrado ao elenco do Bayern de Munique. (Foto: Divulgação)
Harvey Elliot estreou na equipe principal do Fulham aos 15 anos, em partida contra o Millwall, pela Copa da Liga Inglesa, realizada em setembro de 2018. Apesar do início promissor e das últimas realizações, que chamaram a atenção de clubes como Barcelona, Chelsea, Borussia Dortmund e Manchester City, Elliot seu viu em meio uma polêmica nas redes sociais, entre internautas e jornalistas que criticaram o clube, pois o trabalho do jovem atleta poderia atrapalhar o desempenho do mesmo na escola.
(Foto: Divulgação)
Harvey Elliot estreou na equipe principal do Fulham aos 15 anos, em partida contra o Millwall, pela Copa da Liga Inglesa, realizada em setembro de 2018. Apesar do início promissor e das últimas realizações, que chamaram a atenção de clubes como Barcelona, Chelsea, Borussia Dortmund e Manchester City, Elliot seu viu em meio uma polêmica nas redes sociais, entre internautas e jornalistas que criticaram o clube, pois o trabalho do jovem atleta poderia atrapalhar o desempenho do mesmo na escola. (Foto: Divulgação)
Pietro Pellegri estreou no time principal do Genoa aos 15 anos, tornando-se o jogador mais jovem a atuar na primeira divisão do campeonato italiano. Seu primeiro gol como profissional foi marcado em maio de 2017, na derrota do Genoa por 3 a 2 para a Roma. O feito fez com que Pellegri passasse a ser o jogador mais novo a balançar as redes em um dos cinco maiores da Liga Europa. Atualmente, o atacante tem 17 anos e está no Monaco.
(Foto: AFP)
Pietro Pellegri estreou no time principal do Genoa aos 15 anos, tornando-se o jogador mais jovem a atuar na primeira divisão do campeonato italiano. Seu primeiro gol como profissional foi marcado em maio de 2017, na derrota do Genoa por 3 a 2 para a Roma. O feito fez com que Pellegri passasse a ser o jogador mais novo a balançar as redes em um dos cinco maiores da Liga Europa. Atualmente, o atacante tem 17 anos e está no Monaco. (Foto: AFP)
Em 1956, Pelé tinha apenas 16 anos e foi com essa idade que estreou como profissional no Santos, em partida contra o Corinthians de Santo André. O jogo terminou com vitória alvinegra por 7 a 1 e teve gol do Rei. Apenas um ano e meio depois, Pelé foi convocado para a Seleção Brasileira e conquistou a Copa do Mundo, dando início a uma longa trajetória que o levaria a se tornar uma lenda no futebol.
(Foto: Reprodução)
Em 1956, Pelé tinha apenas 16 anos e foi com essa idade que estreou como profissional no Santos, em partida contra o Corinthians de Santo André. O jogo terminou com vitória alvinegra por 7 a 1 e teve gol do Rei. Apenas um ano e meio depois, Pelé foi convocado para a Seleção Brasileira e conquistou a Copa do Mundo, dando início a uma longa trajetória que o levaria a se tornar uma lenda no futebol. (Foto: Reprodução)
Com 16 anos, Jô se tornou o jogador mais jovem a estrear no time profissional do Corinthians. O feito aconteceu em 2003, quando o técnico Geninho precisou buscar jogadores nas categorias de base após o plantel principal sofrer desmanche. Em 2017, Jô retornou ao clube paulista e foi o vice-artilheiro do Brasileirão. Atualmente, com 31 anos, o atacante está no Nagoya Grampus, do Japão.
(Foto: Divulgação)
Com 16 anos, Jô se tornou o jogador mais jovem a estrear no time profissional do Corinthians. O feito aconteceu em 2003, quando o técnico Geninho precisou buscar jogadores nas categorias de base após o plantel principal sofrer desmanche. Em 2017, Jô retornou ao clube paulista e foi o vice-artilheiro do Brasileirão. Atualmente, com 31 anos, o atacante está no Nagoya Grampus, do Japão. (Foto: Divulgação)
Com apenas 16 anos, Oscar fez sua estreia como profissional pelo São Paulo e não foi em uma partida qualquer, mas sim contra o Atlético-PR, pela Copa Sul-Americana de 2008. Titular no empate em 1 a 1 no tempo normal, o jogador desperdiçou sua cobrança de pênalti e o Furacão acabou vencendo por 4 a 3. Atualmente, o meia está no Shanghai SIPG, da China.
(Foto: Reginaldo Castro/Lancepress!)
Com apenas 16 anos, Oscar fez sua estreia como profissional pelo São Paulo e não foi em uma partida qualquer, mas sim contra o Atlético-PR, pela Copa Sul-Americana de 2008. Titular no empate em 1 a 1 no tempo normal, o jogador desperdiçou sua cobrança de pênalti e o Furacão acabou vencendo por 4 a 3. Atualmente, o meia está no Shanghai SIPG, da China. (Foto: Reginaldo Castro/Lancepress!)
Ronaldo fez sua estreia pelo time principal do Cruzeiro no dia 25 de maio de 1993, aos 16 anos. Na época, o time celeste era comandado pelo técnico Pinheiro, que aproveitou um jogo em que não tinha muitas pretensões, contra a Caldense, para dar chances aos reservas e atletas da base. Apenas um ano mais tarde, o jogador esteve no plantel da Seleção Brasileira que venceu a Copa do Mundo de 1994 e repetiu o feito em 2002. Com apenas 20 anos, Ronaldo recebeu sua primeira bola de ouro da FIFA. Atualmente, é comentarista esportivo.
(Foto: Divulgação)
Ronaldo fez sua estreia pelo time principal do Cruzeiro no dia 25 de maio de 1993, aos 16 anos. Na época, o time celeste era comandado pelo técnico Pinheiro, que aproveitou um jogo em que não tinha muitas pretensões, contra a Caldense, para dar chances aos reservas e atletas da base. Apenas um ano mais tarde, o jogador esteve no plantel da Seleção Brasileira que venceu a Copa do Mundo de 1994 e repetiu o feito em 2002. Com apenas 20 anos, Ronaldo recebeu sua primeira bola de ouro da FIFA. Atualmente, é comentarista esportivo. (Foto: Divulgação)
Zé Elias passou perto de deixar a base do Corinthians, mas conseguiu ganhar a atenção do técnico Mário Sérgio e recebeu oportunidades no time. Ele estreou entre os profissionais em setembro de 1993, aos 16 anos, em partida contra o Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro. Em 2009, se aposentou dos gramados e, hoje, com 42 anos, é comentarista esportivo.
(Foto: Reprodução)
Zé Elias passou perto de deixar a base do Corinthians, mas conseguiu ganhar a atenção do técnico Mário Sérgio e recebeu oportunidades no time. Ele estreou entre os profissionais em setembro de 1993, aos 16 anos, em partida contra o Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro. Em 2009, se aposentou dos gramados e, hoje, com 42 anos, é comentarista esportivo. (Foto: Reprodução)
Destaque absoluto na base do Flamengo, Bruno Mezenga estreou entre os profissionais aos 16 anos, quando entrou no lugar do lateral China, em partida contra o São Caetano. O confronto, válido pelo Campeonato Brasileiro, acabou com vitória do Azulão, por 1 a 0. Apenas cinco anos depois, Mezenga marcou seu primeiro gol em jogos oficiais pelo Rubro Negro. Atualmente com 30 anos, o jogador está sem clube desde que rompeu com o Eskisehirspor, da Turquia, em julho de 2018.
(Foto: Divulgação)
Destaque absoluto na base do Flamengo, Bruno Mezenga estreou entre os profissionais aos 16 anos, quando entrou no lugar do lateral China, em partida contra o São Caetano. O confronto, válido pelo Campeonato Brasileiro, acabou com vitória do Azulão, por 1 a 0. Apenas cinco anos depois, Mezenga marcou seu primeiro gol em jogos oficiais pelo Rubro Negro. Atualmente com 30 anos, o jogador está sem clube desde que rompeu com o Eskisehirspor, da Turquia, em julho de 2018. (Foto: Divulgação)
Em dezembro de 2015, Kylian Mbappé estreou pelo time principal do Monaco, com apenas 16 anos. O duelo, contra o Caen, terminou empatado em 1 a 1 e marcou a trajetória do ponta, que se tornou o jogador mais jovem a entrar no time profissional do clube francês, quebrando o recorde de Thierry Henry, que havia estreado com 17 anos. Outra marca foi registrada em 20 de fevereiro de 2016, quando Mbappé marcou seu primeiro gol, na vitória por 3 a 1 sobre o Troyes. Atualmente, o jogador de 19 anos de idade acaba de conquistar a Copa do Mundo pela França, além de ser um dos principais nomes do PSG.
(Foto: Divulgação)
Em dezembro de 2015, Kylian Mbappé estreou pelo time principal do Monaco, com apenas 16 anos. O duelo, contra o Caen, terminou empatado em 1 a 1 e marcou a trajetória do ponta, que se tornou o jogador mais jovem a entrar no time profissional do clube francês, quebrando o recorde de Thierry Henry, que havia estreado com 17 anos. Outra marca foi registrada em 20 de fevereiro de 2016, quando Mbappé marcou seu primeiro gol, na vitória por 3 a 1 sobre o Troyes. Atualmente, o jogador de 19 anos de idade acaba de conquistar a Copa do Mundo pela França, além de ser um dos principais nomes do PSG. (Foto: Divulgação)
Ainda nas categorias de base do Santos, Gabriel Barbosa já era considerado o sucessor de Neymar e fez sua estreia no plantel principal com apenas 16 anos. O marco na carreira do jogador de São Bernardo do Campo aconteceu em partida realizada no dia 23 de maio de 2013, contra o Flamengo, pelo Brasileirão, e foi justamente a última de Neymar, que estava de saída para o Barcelona. Atualmente com 22 anos, Gabigol retornou ao Santos por empréstimo da Internazionale e é o artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 16 gols.
(Foto: Divulgação)
Ainda nas categorias de base do Santos, Gabriel Barbosa já era considerado o sucessor de Neymar e fez sua estreia no plantel principal com apenas 16 anos. O marco na carreira do jogador de São Bernardo do Campo aconteceu em partida realizada no dia 23 de maio de 2013, contra o Flamengo, pelo Brasileirão, e foi justamente a última de Neymar, que estava de saída para o Barcelona. Atualmente com 22 anos, Gabigol retornou ao Santos por empréstimo da Internazionale e é o artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 16 gols. (Foto: Divulgação)
Revelado nas categorias de base do Santos, Yuri Alberto fez sua estreia no time principal aos 16 anos, na derrota por 3 a 1 para o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro, em novembro de 2017. Seu primeiro gol pela equipe foi marcado no dia 7 de março de 2018, na vitória alvinegra por 2 a 1 sobre o Novorizontino.
(Foto: Divulgação)
Revelado nas categorias de base do Santos, Yuri Alberto fez sua estreia no time principal aos 16 anos, na derrota por 3 a 1 para o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro, em novembro de 2017. Seu primeiro gol pela equipe foi marcado no dia 7 de março de 2018, na vitória alvinegra por 2 a 1 sobre o Novorizontino. (Foto: Divulgação)
Vinícius Junior também fez sua estreia no time principal do Flamengo aos 16 anos, no empate em 1 a 1 com o Atlético-MG, pela primeira rodada do Brasileirão de 2017. Antes, o jogador já havia sido um grande destaque na Copa São Paulo de Futebol Júnior e o bom desempenho crescente rendeu ao jovem craque um contrato milionário com o Real Madrid, clube que defende atualmente, com 18 anos.
(Foto: Divulgação)
Vinícius Junior também fez sua estreia no time principal do Flamengo aos 16 anos, no empate em 1 a 1 com o Atlético-MG, pela primeira rodada do Brasileirão de 2017. Antes, o jogador já havia sido um grande destaque na Copa São Paulo de Futebol Júnior e o bom desempenho crescente rendeu ao jovem craque um contrato milionário com o Real Madrid, clube que defende atualmente, com 18 anos. (Foto: Divulgação)
Rodrygo também faz parte da nova geração de jogadores santistas e caiu nas graças da torcida ao se destacar nas oportunidades que recebeu do técnico Jair Ventura. Com 16 anos, o jogador fez sua estreia no time principal em novembro de 2017, ao substituir Bruno Henrique na vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro. Suas boas atuações no Peixe despertaram o interesse do Real Madrid, que contratou o ponta para assumir posição quando completar 18 anos (em junho de 2019).
(Foto: Divulgação)
Rodrygo também faz parte da nova geração de jogadores santistas e caiu nas graças da torcida ao se destacar nas oportunidades que recebeu do técnico Jair Ventura. Com 16 anos, o jogador fez sua estreia no time principal em novembro de 2017, ao substituir Bruno Henrique na vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro. Suas boas atuações no Peixe despertaram o interesse do Real Madrid, que contratou o ponta para assumir posição quando completar 18 anos (em junho de 2019). (Foto: Divulgação)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.