Lance Por que suplementar minerais antes, durante e após o treino

Por que suplementar minerais antes, durante e após o treino

Estima-se que mais de 80% da população mundial apresente carência de magnésio

Lance
Lance

Lance

Lance

Suplementar minerais é cada vez mais importante. Estima-se que mais de 80% da população mundial apresente carência de magnésio. De acordo com o resultado da pesquisa “Magnésio na dieta de praticantes de musculação" realizada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, apenas um terço dos atletas entrevistados possuem uma probabilidade de obter mais de 70% da ingestão de magnésio adequado. Outro estudo apresentado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) revela que o menor consumo de alimentos fonte de potássio, como frutas e vegetais, e maior consumo de alimentos com alto teor de sódio, vêm impactando de forma negativa a saúde humana.

E esses são apenas alguns exemplos, pois a lista de pesquisas e estudos sobre a relação entre saúde e a deficiência de vitaminas e minerais na população mundial é grande. O fato é que a concentração de minerais nos alimentos diminuiu muito nas últimas décadas devido ao processamento de alimentos, agricultura de larga escala e empobrecimento dos solos.

Sendo assim é cada vez mais importante buscar conhecimento e maneiras de tornar a dieta mais nutritiva. Uma boa hidratação e fornecimento de eletrólitos é ainda mais importante antes, durante e após os exercícios físicos.

De acordo com a nutricionista da Puravida, Alessandra Feltre, a desidratação junto com a perda acentuada de alguns eletrólitos como sódio, cloreto, magnésio, zinco e potássio é bem comum durante a prática de atividade física.

"Se os nutrientes não forem recuperados de forma adequada pelo organismo, podem prejudicar o desempenho esportivo e até a saúde. Por isso é preciso buscar alternativas saudáveis para a hidratação e reposição de vitaminas e minerais nos treinos e competições esportivas", alerta.

Segundo a especialista, o Hydra Energy, bebida isotônica da Puravida, inclui os principais eletrólitos que o corpo necessita: sódio, potássio, magnésio e cálcio. "Em apenas uma dose é possível ingerir elementos imprescindíveis durante o treino como eletrólitos, minerais, vitaminas, aminoácidos, além de cafeína, que melhora o desempenho físico, e a palatinose, um carboidrato inteligente extraído da beterraba, que fornece energia de forma equilibrada e saudável”, destaca Alessandra.

O drink conta ainda com o zinco e o cromo, outros dois minerais indispensáveis. “Todos em suas formas mais biodisponíveis, de modo equilibrado, em boas quantidades e na proporção correta entre eles. Também adicionamos as vitaminas B1, B5, B6, B9, B12 e a vitamina C”, complementa.

A bebida é livre de açúcar, maltodextrina, corantes artificiais, calorias vazias e aditivos desnecessários, e traz em sua composição o sabor das berries brasileiras - açaí e jabuticaba, o Guaraná Cipó da Amazônia e a cafeína, componente que aumenta a capacidade de resistência e desempenho. De fácil diluição e prática, a bebida pode ser utilizada tanto no pré-treino quanto durante a atividade esportiva.

Hidratação nutritiva

Os eletrólitos, as vitaminas do complexo B, os aminoácidos e os carboidratos, cada um deles têm importante papel em suprir as necessidades dos atletas tanto no pré-treino, durante a atividade física quanto no pós-treino.

Água para o equilíbrio hídrico

Pode influenciar não apenas o desempenho de resistência, mas também a potência e a força. Deve ser ingerida em pequenas quantidades antes e durante o treino, de preferência, antes de sentir sede.

Eletrólitos e minerais

Eletrólitos como sódio, cloreto, fosfato e o potássio, e os minerais como zinco, cálcio e o magnésio, são elementos perdidos na transpiração, porém essenciais para as funções motoras das células durante a performance física, como:

● Regulação do equilíbrio hídrico;
● Excitabilidade para contração muscular;
● Permeabilidade celular;
● Síntese de proteínas e carboidratos;
● Pressão osmótica e o equilíbrio ácido-base;
● Produção de sucos digestivos;
● Prevenção de câimbras musculares.

Vitaminas do complexo B

Podem contribuir para o aumento do metabolismo celular e auxiliar na geração de energia.

Aminoácidos

Auxiliam na prevenção da sensação de cansaço, a famosa “fadiga” e melhoram a função muscular.

Carboidratos

Fonte de energia de forma rápida ou gradual. O que define a velocidade da energia fornecida é a origem do carboidrato consumido. Carboidratos simples costumam oferecer alta carga glicêmica ao organismo, o que fornece uma energia instantânea. Já carboidratos complexos conseguem oferecer de média a baixas cargas glicêmicas, dando uma energia mais gradual e sustentada, ideal para exercícios de endurance como a corrida, o ciclismo, e a natação.

Últimas