Piloto russo faz saudação nazista ao vencer corrida; FIA investigará caso
Artem Sveriukhin, de 15 anos, causou polêmica em etapa de kart disputada em Portugal; ele representou a Itália no evento
Lance|Do R7
Uma cena chamou atenção em uma corrida de Kart em Portugal. Após vencer a primeira etapa do Campeonato Europeu da categoria Junior, Artem Sveriukhin, de 15 anos, fez um gesto nazista para comemorar o feito. O caso gerou repercussão e a Federação Internacional de Automobilismo se manifestou.
"A FIA confirma que lançou uma investigação imediata sobre a conduta inaceitável do senhor Artem Severiukhin, realizada na cerimônia do pódio da 1ª etapa de 2022 do campeonato europeu de kart, realizado em Portimão. A FIA comunicará em breve os próximos passos nesse caso", escreveu a federação.
Leia também
Por conta das sanções impostas à Rússia referentes à guerra contra a Ucrânia, o país não pode ser representado no torneio. Com isso, o russo subiu ao pódio representando a Itália. O gesto foi criado por Benito Mussolini, líder fascista do país entre 1922 e 1943. Anos depois, Adolf Hitler também adotou o gesto.
Lembra deles? Veja atletas famosos que vão disputar as Séries C ou D