Lance Pilates no solo é opção simples e eficiente de combate ao sedentarismo

Pilates no solo é opção simples e eficiente de combate ao sedentarismo

Atividade já é praticada por pessoas de diferentes idades

Lance
Lance

Lance

Lance

Praticado em tatames ou até mesmo colchonetes, o pilates no solo consiste em movimentos utilizando o peso do próprio corpo. Seus exercícios focam mais em alongamento, flexibilidade, equilíbrio e fortalecimento muscular. Entre os benefícios estão força, melhora na respiração e maior flexibilidade.

Embora a procura da atividade seja maior pelo público feminino, o pilates é recomendado para homens também. Um bom exemplo de utilização da técnica de pilates no solo vem de Itaguaí, a prefeitura da cidade, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, começou a dar aulas gratuitas da modalidade de solo para os moradores locais. Quem tem mais de 12 anos pode participar. Basta comparecer à Praça Mont Serrat, segundas, quartas e sextas, entre 9h e 10h, levando documento de identificação, comprovante de residência, atestado médico e foto 3x4.

- A ideia é sensibilizar a população sobre a importância de atividades físicas. Esse projeto reduz o sedentarismo atual e tem como objetivo diminuir o atendimento no posto de saúde. A gente espera melhorar a qualidade de vida da população, focando em aspectos como resistência física e mental, aumento da flexibilidade, correção de problemas posturais, concentração, tonificação da musculatura e melhora da coordenação motora - explica Fábio dos Santos Ferreira, secretário de Esporte e Turismo de Itaguaí.

- Nesses primeiros dias, recebemos mulheres na faixa dos 30, 40 anos e também idosas. Pretendemos impactar positivamente na promoção da saúde de todos, incluindo aqueles que sofrem de hipertensão, diabetes e outros tipos de doenças. Deste modo, a atividade entra como auxiliar no tratamento para melhorias na condição da saúde - emendou o secretário.

Últimas