Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Palmeiras tem momento 'preferido' para marcar seus gols em uma partida; saiba qual é

Levantamento do LANCE! mostra que, nesta temporada o Verdão costuma vazar seus adversários na segunda meia hora dos jogos

Lance|

O Palmeiras se prepara para enfrentar o Goiás, neste domingo, às 18h30, pela quarta rodada do Brasileirão. Um dos times mais organizados e consistentes do futebol nacional, o Verdão tem seus padrões táticos, técnicos e de jogadas ensaiadas, mas também é possível ver uma certa constância nos gols marcados. O LANCE! levantou o tempo de jogo de cada bola na rede palmeirense em 2023 e notou que o momento que o time mais gosta de marcar é na segunda meia hora das partidas, ou seja, entre os 30 minutos do primeiro tempo e os 15 do segundo.

+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui

Tal padrão pôde ser notado justamente na última partida, vitória sobre o Barcelona-EQU, por 2 a 0, em Guayaquil. O primeiro gol foi marcado nos acréscimos da primeira etapa e o segundo logo no primeiro minuto da etapa final. Ou seja, dento da faixa da segunda meia hora do duelo. Em sua coletiva após a partida, Abel Ferreira explicou que a previsão era de que o Alviverde levaria 20 minutos para o jogo ficar ao seu gosto. O gol pode não ter saído logo após o período, mas de fato a equipe tomou conta das ações depois do ímpeto inicial do adversário equatoriano.

Mas isso não foi uma exclusividade da partida em Guayaquil. No levantamento feito pela reportagem, foi possível notar que apenas quatro dos 45 gols do Palmeiras na temporada foram marcados nos primeiro 15 minutos dos duelos. Isso significa menos de 10% do total de bolas na rede. Nos 15 minutos seguintes, ou seja, dos 15 aos 30 minutos do primeiro tempo, a incidência de gols também é pequena. Apenas seis gols foram marcado nessa faixa (13,3% do total). Em outras palavras, somente dez gols foram marcados na primeira meia hora dos jogos de 2023 (22,2%).

Publicidade

Dali em diante o Palmeiras começa a chegar mais ao gol adversário. Tanto é que dos 30 aos 45 minutos (com acréscimos) do primeiro tempo, o time já marcou dez gols nesta temporada, exatamente o mesmo número de tentos anotados na primeira meia hora das partidas. Nos 15 minutos seguintes (primeiros 15 minutos do segundo tempo) a incidência também grande: dez gols, mesma quantidade dos 15 minutos anteriores. Ou seja, nessa segunda meia hora dos duelos o Verdão já marcou 20 gols (44,4% do total), sendo a faixa do jogo preferida para balançar a rede.

+ Abel explica estratégia do Palmeiras contra o Barcelona e elogia: ‘Hoje fomos uma equipe com experiência’

Publicidade

Nos 15 minutos seguintes (dos 15 aos 30 minutos do segundo tempo), a situação é bem parecida com as faixas anteriores. Foram nove gols marcados pela equipe, o que poderíamos juntar e observar que são 29 bolas na rede entre os 30 minutos do primeiro tempo e os 30 minutos do segundo tempo. Isso significa que 64,4% dos gols do Palmeiras neste ano saem nesse período dos jogos, restando somente 16 gols nas outras faixas. Nos últimos 15 minutos das partidas (mais acréscimos) a incidência é baixa: apenas seis gols, quando a partida costuma estar decidida.

Há quem diga que o Palmeiras funciona como "reloginho", e se nos basearmos por esse levantamento feito pelo LANCE!, daremos razão a quem diz isso. Aparentemente há uma etapa da partida em que o Alviverde costuma ser mais letal e normalmente define suas vitórias, mas nem assim tem sido fácil parar a equipe de Abel Ferreira, que tem sempre uma carta na manga para surpreender seus adversários e continuar marcando gols seja lá qual for a faixa do jogo. Resta ver como será diante do Goiás, próximo compromisso marcado para este domingo, em Goiânia.Veiga marcou seu gol nos acréscimos do primeiro tempo (Foto: Marcos Pin/AFP)

Publicidade

Gols do Palmeiras em cada faixa de tempo dos jogos:

De 0 aos 15 minutos do primeiro tempo - 4 gols - 8,9% do total

Publicidade

Dos 15 aos 30 minutos do primeiro tempo - 6 gols - 13,3% do total

Dos 30 aos 45 minutos do primeiro tempo (mais acréscimos) - 10 gols -22,2% do total

De 0 aos 15 minutos do segundo tempo - 10 gols - 22,2% total

Dos 15 aos 30 minutos do segundo tempo - 9 gols - 20% do total

Dos 30 aos 45 minutos do segundo tempo (mais acréscimos) - 6 gols - 13,3% do total

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.