Palmeiras poderia ter negociado Endrick logo após a Copinha: 'Regulamentação atrasou'
Frederico Pena, agente responsável pela carreira da joia palmeirense, concedeu entrevista para a ESPN e falou da negociação com o Real...
Lance|Do R7
O torcedor do Palmeiras viu a maior revelação de sua base ser vendida por um valor recorde ao Real Madrid há pouco mais de uma semana, mas a verdade é que Endrick já poderia ter sido negociado bem antes disso, ainda no começo de 2022. A revelação foi feita por Frederico Pena, empresário do jogador, que concedeu entrevista para a ESPN. Segundo ele, o que emperrou o negócio foi a Fifa.
> Veja classificação e simulador do Paulistão-2023 clicando aqui
Fred contou, durante a conversa com o Sportscenter, que os contatos com o ele e com o Verdão começaram logo após a conquista do título da Copinha, em janeiro. No entanto, por conta da regulamentação da Fifa, a transferência não poderia ser concretizada naquele momento, o que acabou afastando os interessados de fazerem uma oferta oficial aos dirigentes alviverdes.
- A nossa expectativa, pelo talento dele, era que o negócio acontecesse antes. A regulamentação da Fifa atrasou o processo, muitos clubes seguraram os contratos. É uma regulamentação que está para mudar, a Fifa vai ficar mais flexível. Se fosse um mercado realmente livre, ele seria negociado após a Copa São Paulo de Futebol Júnior - declarou o agente.
> Valor de Endrick entra no pódio: veja as 21 maiores vendas já feitas por clubes brasileiros
Outro atraso nesse processo aconteceu após a assinatura do primeiro contrato profissional de Endrick, quando fez 16 anos. O documento e a idade permitiam o jovem de estrear pela equipe principal, mas uma lesão acabou atrasando sua integração ao time de Abel Ferreira. Mesmo assim, os interessados seguiram em cima e os agentes buscaram definir tudo antes do fim de 2022.
- A estreia atrasou um pouco pois ele se lesionou no sub-20. Quando ele assinou o primeiro contrato profissional, ele estava lesionado, ficou assim por um mês e meio. Era importante para nós que isso fosse um processo rápido e terminasse no fim do ano, sem essa preocupação e focado na pré-temporada do Palmeiras - afirmou o empresário.
Endrick optou pelo Real Madrid (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)
Proposta "irrecusável" do Real Madrid
Durante as negociações, três clubes chegaram até as últimas etapas de convencimento para levar a preferência do Palmeiras e de Endrick: PSG-FRA, Chelsea-ING e Real Madrid-ESP. Apesar da relevância da Premier League, o projeto apresentado pelo clube espanhol acabou sendo imbatível.
- No caso do Endrick tinha um peso maior da Premier League. Hoje é vista como a principal liga do mundo, e isso causou uma dúvida maior. Por mais que no final foram três clubes que levaram a conversa até o fim, é uma contratação para 2024/2025, e são poucos que podem fazer uma compra desse valor. Cada um põe as cartas na mesa, apresenta o projeto ao atleta. Isso é parte chave do convencimento. Nesse momento de apresentação, o Real Madrid apresentou um projeto imbatível e a proposta foi irrecusável - descreveu Fred antes de falar do diferencial dos merengues:
- O Real tem uma estabilidade das pessoas que trabalham lá dentro. Eles mostram o plano esportivo para o atleta. Eles conseguem mostrar como estruturam o elenco pelo número de contratações. É um clube cirúrgico. Na hora que ele viu a importância dele nesse projeto, desde montagem de elenco, sistema de jogo, características, e isso foi fundamental para ele tomar a decisão - concluiu o agente da joia palmeirense.
> Retrospectiva Palmeiras: 12 fotos marcantes que resumem o ano do Alviverde
Mesmo que tenha sido negociado com o Real Madrid, Endrick ainda não irá para a Espanha, pois ele precisa completar 18 anos para poder atuar no exterior. Dessa forma, isso vai acontecer em julho de 2024 e ele terá mais uma temporada e meia defendendo o Palmeiras. O clube alviverde receberá uma parte (não revelada) dos 35 milhões de euros fixos (R$ 200 milhões) já em janeiro de 2023.