Pai investidor e mãe ex-atleta: conheça a família de João Fonseca
Promessa do tênis brasileiro e mundial tem pais que são referências para o jovem atleta
Lance|Do R7
Nova estrela do tênis brasileiro e mundial, João Fonseca cresceu com referências em casa. Pai do tenista, Christiano Fonseca Filho se tornou um dos pioneiros no mercado financeiro do Brasil, ao criar a primeira gestora de recursos independente do país. Já a mãe, Roberta Fonseca, deu a gene de atleta ao filho: foi jogadora de vôlei e atuou por grandes clubes.
➡️ Quem é João Fonseca, tenista brasileiro que estreou com vitória no Australian Open
João Fonseca se tornou uma das maiores promessas do tênis em 2024. O brasileiro conquistou o ATP Next Gen Finals, com apenas 18 anos, feito que só Jannik Sinner, número 1 do mundo, e Carlos Alcaraz, 3º colocado no ranking mundial, conseguiram.
Na primeira rodada do Australian Open, na última terça-feira (14), o carioca do bairro de Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro, eliminou o russo Andrey Rublev, 9º do mundo, e conseguiu a primeira vitória em Grand Slam logo no primeiro jogo: 3 sets a 0.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
CONHEÇA O PAI DE JOÃO FONSECA
Antes mesmo de João Fonseca nascer, o pai, Christiano Fonseca Filho, o Crico, marcou o sobrenome da família no mercado financeiro. Fundou a Investidor Profissional, a primeira gestora de recursos independente do país, em 1988. Após passagens por outras empresas, como os bancos Boavista e Fonte e a Corretora Nacional, Christiano formou sociedade com Roberto Vinháes para criar a IP.
➡️ Saiba como Roger Federer investe na carreira de João Fonseca
Segundo dados da Anbima, associação de gestoras, a IP administra hoje R$ 2,5 bilhões em recursos dos clientes. Em 2025, Christiano Fonseca ainda é o principal sócio da Investidor Profissional e atua como conselheiro da gestora da empresa. É o pai que banca os treinamentos e o staff do jovem prodígio, que decidiu, em 2024, seguir a carreira profissional no tênis, em vez de ir estudar e tentar jogar por universidade dos Estados Unidos.
CONHEÇA A MÃE DE JOÃO FONSECA
Roberta Fonseca foi a responsável por "dar" a genética de atleta a João. A mãe do tenista começou no time mirim de vôlei do Flamengo, no início da década de 80, e chegou a atuar com a antiga estrela da seleção brasileira Dulce Thompson e também com Karin (medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000). Roberta joga no time de vôlei master da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB-RJ), na categoria 50+, onde foi campeã do Vôlei Master 2023.
Em entrevista ao portal da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em 2023, Roberta revelou como João fez com que ela voltasse às quadras depois de muitos anos.