Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

OPINIÃO: Reclamação do Palmeiras com o VAR é 'chororô' para rivais, mas eles também são vítimas

Interpretação, lance mal marcado ou não, são coisas do jogo, mas erros de protocolos são situações que fogem da subjetividade. Verdão é o prejudicado da vez, mas não será o único

Lance|

Lance
Lance Lance

O Palmeiras foi vítima de mais um erro de protocolo do VAR nesta temporada. A divulgação do áudio da checagem de um possível pênalti de Vidal em Gustavo Gómez no último lance do duelo com o Flamengo, no último domingo, escancara uma situação que não pode mais ser observada como erro comum, subjetivo, de interpretação. Além disso, o rival que fala em "chororô" também será vítima.

GALERIA

> Confira os públicos do Palmeiras no Allianz Parque em 2022

TABELA

Publicidade

> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

Publicidade

No vídeo republicado pela CBF, pois ele já havia sido divulgado e apagado na noite de segunda-feira, é possível notar que a arbitragem de campo não aguarda o OK da cabine do VAR, que ainda estava checando o lance, e reinicia o jogo, com direito a uma voz (não parece ser do árbitro principal) que simplesmente diz "agora já foi".

Quando a gente leva esse tipo de atitude para a sociedade, em qual outra função ou profissão é aceitável que se tome um decisão antes de um OK e a frase "agora já foi" possa ser encarada com tamanha naturalidade? Como assim "agora já foi"? Quantos outros "agora já foi" aconteceram no campeonato e a gente não ficou sabendo?

Publicidade

A nova reclamação do Palmeiras é bastante justa, pois também não é a primeira, já que na Copa do Brasil, diante do São Paulo, um erro de protocolo pode ter sido responsável pela eliminação do clube na competição. O VAR "esqueceu" de checar um possível impedimento no lance em que Calleri sofreu pênalti de Gustavo Gómez e depois "resetou" a máquina, supostamente perdendo as imagens do jogo.

Nas duas questões é possível dar o benefício da interpretação ao possível pênalti contra o Flamengo e à situação de não sabermos se Calleri estava mesmo impedido no duelo com o São Paulo. O que se discute é o protocolo de utilização do VAR, que em ambos os casos não foi cumprido, o que é fato, não é suposição ou interpretação.

E quando falamos de erro de protocolo, isso pode atingir não apenas o Palmeiras, mas também todos os outros clubes, pois há claramente um problema geral. Não podemos aqui individualizar uma "perseguição" ao Verdão, pelo menos é o que se espera das entidades competentes, que os erros e os acertos sejam para todos.

O rival que hoje fala em "chororô", na próxima rodada pode ter o mesmo problema e a situação pode nem aparecer no site da CBF na página da divulgação dos áudios do VAR, pois como falamos acima, quantos outros "agora já foi" tivemos durante o campeonato e nem soubemos. O clubismo é aceitável por parte do torcedor, mas é bom sempre lembrar que o "mundo gira" e amanhã pode ser com você.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.