Lance OPINIÃO: Raphael Veiga brilha no Palmeiras e pode ser o meia que a Seleção precisa

OPINIÃO: Raphael Veiga brilha no Palmeiras e pode ser o meia que a Seleção precisa

Mesmo contra o desejo de Abel, que não quer "perder" seu jogador, o camisa 23 do Verdão tem mais de uma participação em gol por jogo...

Lance
Lance

Lance

Lance

No último domingo, o Palmeiras venceu a Ferroviária por 2 a 1 e manteve sua sequência invicta na temporada. O grande destaque da vitória no Allianz Parque foi também aquele que é o maior destaque do time em 2023: Raphael Veiga. Foram duas participações em gols: uma assistência para Gabriel Menino e um gol em chute de fora da área. Agora, o meia tem 11 influências diretas em gols no ano, que atestam a boa fase e o credenciam para uma oportunidade na Seleção Brasileira.

> Veja classificação e simulador do Paulistão-2023 clicando aqui

Como dito acima, Veiga marcou cinco gols e deu seis assistências em dez jogos, sendo um deles a Supercopa do Brasil, na qual balançou a rede duas vezes e deu um passe para gol. Ou seja, decisivo contra o Flamengo, considerado o melhor elenco do país e, atualmente, o maior rival do Verdão pelos títulos. É verdade que as outras partidas foram pelo Paulistão, o maior estadual brasileiro, o que poderia colocar em dúvida o nível que enfrenta para medir o tamanho dessas façanhas.

Mas que outro meia brasileiro tem jogado mais do que Veiga? Ou melhor... Há um meia com as mesmas características com capacidade para ir para a Seleção Brasileira? Não me parece uma missão fácil buscar esse nome. Até porque, talvez ele não não exista. Aliás, esse Veiga de 2023 parece em melhor fase do que Veiga de 2022, que também estava barbarizando pelo Alviverde.

- Para mim, é o melhor ‘10’ que eu já treinei, de longe. Ele é completo. Ele ataca, ele assiste, ele faz gols e faz uma coisa que poucos ‘10’ fazem: volta para recuperar a bola - disse Abel Ferreira.

> VÍDEO: Abel elogia fase de Veiga no Palmeiras e 'torce' contra convocação: 'Melhor 10 que treinei'

No ano passado, ele também foi cogitado em algumas convocações de Tite, mas em nenhuma delas foi lembrado, o que pode ter sido uma certa decepção para Veiga, que já merecia ter uma chance. Aliado ao Covid-19 que contraiu no meio da temporada, ele viu seu futebol cair de produção e, pouco depois, uma lesão no tornozelo acabar com sua temporada no fim do mês de agosto. Acabou o sonho de qualquer convocação e de qualquer chance de Copa do Mundo no Qatar.

Raphael Veiga - Palmeiras x Ferroviária

Raphael Veiga - Palmeiras x Ferroviária

Lance

Veiga tem cinco gols e seis assistências em 2023 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Mas o ano virou, ele se recuperou e voltou numa fase excelente, decidindo quase todos os jogos do Palmeiras desde janeiro. Além disso, a Seleção Brasileira terá um novo comando, ou seja, novas perspectivas de ser convocado. Nesta primeira convocação do ano, o treinador será Ramon Menezes, da sub-20, que trabalhará como interino até a chegada do contratado, algo que deverá acontecer até o meio de 2023. Há a possibilidade de um grupo bastante renovado ser chamado.

Enfim, pelo que Veiga está jogando, pelo poder de decisão (especialmente em jogos grandes), pelo novo momento da Seleção Brasileira e pela carência de jogadores com essa característica, parece que chegou a hora de dar uma chance ao camisa 23 do Palmeiras. Não é exagero, não é clubismo, nada disso, são fatos que estão aí para todos verem. O único que não vai gostar é Abel Ferreira, que disse, em tom de brincadeira, que torce para que ele não seja chamado para a Seleção.

> Abel Ferreira volta a pedir reforços no Palmeiras e demonstra esperança: 'Acho que vem alguém'

A lista de convocados deve ser anunciada pelo técnico Ramon Menezes no dia 3 de março pensando no amistoso contra Marrocos, em território marroquino, marcado para o dia 25. Certamente Veiga e seus familiares estarão ligados para saber se será desta vez que o sonho vem.

Últimas