Lance O 'FIFA' vai acabar? Entenda ruptura com EA Sports e saiba o futuro do jogo

O 'FIFA' vai acabar? Entenda ruptura com EA Sports e saiba o futuro do jogo

Empresa lançará um game bem parecido com a novidade desta sexta, porém, com um novo nome, e outras novidades em gráficos e jogabilidade

Lance
Lance

Lance

Lance

Depois de 30 anos, a parceira entre EA Sports e Fifa está chegando ao fim. O lançamento do FIFA 23, nesta sexta-feira, marca o último projeto do jogo produzido pela empresa americana. Apesar disso, a ruptura não impede o lançamento de um novo jogo com a marca FIFA e nem impede que a EA crie seu novo jogo.

+ FIFA 23 é lançado: saiba quais são os 40 melhores jogadores do game

Na prática, o que vai acontecer é que a EA lançará um game bem parecido com a novidade desta sexta, porém, com outras novidades em gráficos e jogabilidade, além de um novo nome: 'EA Sports FC'. Já a nova versão licenciada pela entidade máxima do futebol segue sem definição, podendo ser produzido por outra empresa do ramo.

Em entrevista à BBC, David Jackson, vice-presidente da EA Sports, falou da possibilidade da criação de uma marca própria e citou algumas restrições da entidade que impediam mudanças no game.

- O mundo do futebol e o mundo do entretenimento estão mudando e esses mundos se combinam em nosso produto. No futuro, nossos jogadores exigirão de nós a capacidade de sermos mais expansivos nessa oferta. No momento, nos envolvemos no jogo como uma forma primária de experiência interativa. Em breve, assistir e criar conteúdo será igualmente importante para torcedores - iniciou.

- De acordo com os acordos de licenciamento que assinamos com a Fifa há 10 anos, havia algumas restrições que não nos permitiriam construir essas experiências para os jogadores - concluiu.

+ Veja o avatar de Luva de Pedreiro no FIFA 23 e saiba como será sua participação no jogo

O valor pedido pela Fifa para mais um contrato assustou a EA. Segundo o "The New York Times", a entidade pediu mais de US$ 1 bilhão por ciclo de Copa do Mundo de quatro anos. Apesar disso, segundo o VP da empresa, o dinheiro não foi o principal impeditivo para a renovação.

- O dinheiro desempenha um papel crítico na maioria das negociações, mas a razão pela qual estamos fazendo isso é para criar as melhores experiências possíveis para jogadores e parceiros. Como parte disso, você considera se seu investimento em um lugar é melhor ou pior do que um investimento em outro - iniciou.

- No geral, ao longo do tempo, sentimos que nossos investimentos eram mais adequados em espaços que eram mais importantes para os jogadores, como as diferentes experiências que agora podemos construir no jogo. Para nossos parceiros, é a maneira como podemos recebê-los e envolvê-los em uma plataforma que fala com 150 milhões de jovens fãs de futebol em todo o mundo - concluiu.

VERSÃO DA FIFA
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, provocouu a EA Sports após a noticia da ruptura se tornar pública. Em nota, o mandatário da entidade máxima do futebol destacou que o jogo que o game que tiver o nome "Fifa" será o melhor disponível para os fãs.

- Posso assegurar que o único jogo real e autêntico que tiver o nome da Fifa será o melhor disponível para os gamers e fãs do futebol. O nome FIFA é o único título original e global. FIFA 23, FIFA 24, FIFA 25 e assim por diante: a constante é o nome FIFA. Será assim para sempre, permanecendo o melhor - afirmou Infantino.

Últimas