Lance Nutricionista atenta para a inutilidade de dietas por contra própria

Nutricionista atenta para a inutilidade de dietas por contra própria

Thaiz Brito explica por que é indispensável a assistência de um profissional

Lance
Lance

Lance

Lance

Embora muito associadas à política, principalmente neste período que antecede as eleições, as "fake news" oferecem perigos nos mais variados segmentos, com riscos, inclusive, para a saúde.

Um dos meios que historicamente sofre com muitos mitos é o da nutrição. Resta aos nutricionistas desmentir e ensinar o caminho certo para buscar ou manter uma boa saúde através da alimentação; afinal, a saúde começa pela boca.

É o que faz a nutricionista Thaiz Brito, que busca, através de suas redes sociais e artigos para jornais e sites, passar dicas descomplicadas para combater a desinformação acerca da boa alimentação.

Um dos principais problemas presentes no universo da desinformação nutricional é a perigosa dieta por conta própria, baseada em "exemplos" de "amigo de amigo" ou influenciador que não possui a formação adequada.

"Para quem busca controlar a alimentação para uma finalidade específica, seja controle de uma doença, melhora na performance esportiva ou evolução da composição corporal, uma dieta por conta própria dificilmente estará adequada para as reais necessidades do que se almeja", explica Thaiz Brito.

"O nutricionista, para criar o planejamento alimentar, conta com uma série de informações para que o paciente não apenas atinja um bom estado nutricional – a partir da ingestão de nutrientes – como também a adesão da dieta", completa a especialista.

Thaiz salienta que cada plano alimentar é único e parte da demanda de cada paciente.

"Fatores como idade, grau de atividade física, se existe alguma doença, intolerância alimentar, funcionamento intestinal, objetivos e outros, são pontos que o profissional precisa considerar para, aí sim, conseguir viabilizar um cardápio ideal", frisa.

"É inviável elaborar, de cabeça, a necessidade calórica, qual a estratégia correta a seguir, a quantidade e qual alimento optar. O nutricionista é o profissional para fazer uma gestão de cardápio específica para você", complementa a nutricionista.

Últimas