Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Novo técnico do Corinthians terá como missão corrigir fragilidade defensiva da equipe

Timão é a segunda equipe da Série A que mais sofreu gols em 2025

Lance

Lance|Do R7

(Foto: Fabio Giannelli/AGIF)

O Corinthians ainda busca um nome para assumir oficialmente o comando técnico da equipe principal, mas o novo treinador terá de resolver rapidamente um problema que tem atrapalhado a evolução alvinegra.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

A expectativa é que o clube avance nas negociações com um treinador experiente, que seja capaz de blindar o elenco dos problemas externos, em especial os enfrentados pelo presidente Augusto Melo, e, sobretudo, resolver a vulnerabilidade que tem custado caro ao Timão em 2025.

Em 2025, o Corinthians figura entre as defesas mais vazadas entre as equipes que disputam o Campeonato Brasileiro. Até aqui, o Timão já sofreu 29 gols em 27 partidas, média de 1,1 gol por jogo, e foi vazado em 19 desses confrontos.


Esse desempenho defensivo coloca o Timão atrás apenas do Mirassol, clube que participa da Série A pela primeira vez na história, e que sofreu 30 gols em 18 jogos, com média de 1,7. Na sequência do ranking das defesas mais vazadas da Série A aparecem o Sport, com 27 gols em 27 jogos, o Grêmio, que levou 24 gols em 21 partidas, e o Botafogo, com 23 gols sofridos em 20 compromissos.

No Brasileirão deste ano, o Corinthians sofreu seis gols em cinco jogos e só não foi vazado pelo Vasco, quando venceu o time carioca por 3 a 0.


A instabilidade no setor foi um dos pontos mais frágeis da passagem do técnico Ramón Díaz, que deixou o cargo na semana passada após derrotas consecutivas por 2 a 0 para Palmeiras, na Arena Barueri, e Fluminense, em plena Neo Química Arena. O treinador argentino jamais conseguiu consolidar uma formação sólida na defesa. A falta de reforços específicos para o setor e as alterações frequentes entre formações com dois ou três zagueiros comprometeram a consistência do sistema.

➡️ Clubes brasileiros caminham para estourar ‘bolha’ financeira com gastos insustentáveis


Um dos episódios mais emblemáticos da fragilidade defensiva alvinegra ocorreu na partida de ida da terceira fase prévia da Libertadores, quando, utilizando três zagueiros, o Corinthians foi derrotado por 3 a 0 pelo Barcelona de Guayaquil, no Equador, resultado que selou a eliminação precoce da equipe na competição continental.

No último sábado, mesmo jogando contra o lanterna do campeonato, o Corinthians passou sufoco e foi vazado pelo Sport, o que obrigou a equipe paulista a virar o placar.

Enquanto o novo comandante não é definido, o interino Orlando Ribeiro, atual técnico da equipe sub-20, deve continuar à frente do time. Ele deverá ser o responsável por comandar o Corinthians no jogo da próxima quinta-feira, contra o Racing, do Uruguai, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.