Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Novamente sem Gómez, Palmeiras inicia testes em campos na Academia

Jogadores iniciaram avaliações utilizando os três gramados do centro de treinamento, ainda sem contar com o zagueiro, que estava no Paraguai e é esperado nesta quarta-feira

Lance|

Lance
Lance Lance

Seguindo os protocolos de segurança por conta da pandemia do coronavírus (confira as recomendações aqui), o Palmeiras iniciou testes no elenco utilizando os campos da Academia de Futebol, na tarde desta terça-feira. A ação ainda ocorreu sem a presença de Gustavo Gómez. O zagueiro estava no Paraguai, alegou que enfrenta problemas para voltar ao Brasil e ainda não fez nem exames para detecção de coronavírus. É esperado nesta quarta-feira.

Nesta terça-feira, depois de duas baterias de exame para apontar contato com a COVID-19, realizados na semana passada e na última segunda-feira, o elenco passou por avaliações físicas, fisiológicas e bioquímicas. As atividades foram realizadas ao ar livre, ocorridas simultaneamente nas áreas externas e nos três campos do centro de treinamento. Exercícios com bola estão liberados pelo Governo de São Paulo somente a partir de 1 de julho.

O elenco foi dividido em duas turmas, que se apresentaram no estacionamento em horários diferentes. Ocorreu triagem, com questionário sobre sintomas de gripe e checagem da temperatura corporal. Cada grupo tinha, no máximo, cinco atletas, que não tiveram contato entre si e só puderam retirar as máscaras enquanto realizavam as atividades. Ao final dos trabalhos, a orientação era de que seguissem direto para suas casas.

Houve pesagem e, na sequência, avaliações de força e equilíbrio muscular e testes específicas em deslocamento pelo gramado. Os kits de suplementação, hidratação e refeição pós-treino foram colocados em bolsas individuais, levadas ao gramado pelo próprio jogador. Havia uma estação de descanso e hidratação para cada atleta, mantendo distância de 20 metros entre elas. No intervalo das turmas de treino, todos os equipamentos foram higienizados.

Publicidade

- O protocolo foi seguido à risca, de acordo com o que foi recomendado pela secretaria de saúde e pelas literaturas internacionais. Os atletas mantiveram distanciamento de 20 metros, utilização de máscaras, antes e depois dos treinos, e higienização pessoal constante. Manteremos esse protocolo enquanto perdurarem as medidas de prevenção - explicou o coordenador científico do clube, Daniel Gonçalves.

Novas avaliações serão realizadas na tarde desta quarta-feira, mantendo o objetivo de averiguar e corrigir perdas e deficiências pelo longo sem treinos presenciais por conta do isolamento social necessário na pandemia do coronavírus. Desde o mês passado, os jogadores mantinham uma rotina de trabalhos físicos assistidos à distância pela comissão técnica.

Publicidade

Apenas um restrito grupo de pessoas circulam pelas dependências da Academia de Futebol, liberado só para profissionais considerados essenciais - não haverá imprensa. Entre os que possuem presença liberada, estão o técnico Vanderlei Luxemburgo (68 anos de idade) e o coordenador de preparação física Antônio Mello (72), que têm monitoramento especial por conta da idade.

O Verdão informou que quatro dos 30 atletas do elenco foram detectados com coronavírus, todos assintomáticos. Três, no entanto, já estão recuperados, enquanto o outro ficará afastado. A identidade dos quatro é mantida sob sigilo e, por isso, o Palmeiras liberou só algumas imagens dos testes, sem exibir todos os atletas, evitando que se desconfie quem é o contaminado. De 26 membros de diretoria e comissão técnica examinados, somente um teve resultado positivo e já está recuperado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.