O projeto do novo estádio prevê uma arena multiuso, com lojas externas e internas, estacionamento em dois andares, camarote e outras facilidades.
A localização, no mesmo espaço do estádio atual, também foi pensada estrategicamente. Além de respeitar o local onde está o atual estádio, palco de tantos craques e jogos históricos, o bairro da Vila Belmiro é de fácil acessibilidade, próximo à linha de VLT existente e a futuros corredores de ônibus .
O projeto prevê acessos nas quatro esquinas do quarteirão do estádio, com setores divididos visando um conforto maior na entrada e na saída dos torcedores.
A Nova Vila Belmiro deve ter capacidade para 30.108 lugares, divididos em quatro níveis diferentes: arquibancada (mais próximo do gramado), deck premium, camarotes e arquibancada superior (setor mais alto do estádio).
O estádio terá as cores tradicionais do clube, o preto e o branco, com alguns detalhes em dourado, refletindo a história gloriosa do clube.
Em sua fachada, imagens representativas da história do clube serão expostas, como o soco no ar do Rei Pelé, ou até mesmo fotos de ídolos do clube, como Neymar, Gabigol, Kleber Pereira e Paulinho.
Outro detalhe interessante na área externa do estádio é a proposta de um brise (elemento arquitetônico formado por placas, cuja intenção é barrar a incidência de luz) com o formato de escamas, em alusão ao peixe, mascote do clube.
De acordo com o arquiteto responsável pelo projeto, Luiz Volpato, a construção da nova casa do Santos tem uma série de desafios que vão além da preservação da história e do ambiente de 'alçapão' do estádio.
O solo da cidade de Santos, composto por areia e argila mole, dificulta a construção de um subsolo. Por isso, o campo será suspenso em 10 metros para a construção do estacionamento no primeiro andar.
Uma das propostas do novo estádio é que na esquina principal do estádio (encontro entre as ruas Princesa Isabel e José de Alencar) um escudo dourado do Santos seja colocado como um objeto a ser venerado.
No total, a área construída será de mais de 70 mil metros quadrados. Desse espaço, quase 5 mil metros quadrados serão destinados a lojas internas e externas.
Desse espaço, quase 5 mil metros quadrados serão destinados a lojas internas e externas.
Por ser uma arena multiuso, o projeto prevê que o novo estádio receba outros eventos além de jogos do Peixe.
Para manter o aspecto de 'alçapão', o estádio foi planejado com as medidas mínimas dentro dos parâmetros básicos de segurança.
Nessa imagem, é possível ver com clareza os quatro níveis de arquibancada pensados para receber a torcida do Santos.
Projeto dos camarotes da Nova Vila Belmiro.
O projeto da Nova Vila Belmiro visto por cima.
Últimas
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.