Neymar X Haaland: provocação na Champions de 2020 ganha novo capítulo na Copa do Mundo
Rivais voltam a se enfrentar neste domingo (5) pelas oitavas de final do Mundial
Lance|Do R7

O reencontro entre Neymar e Erling Haaland nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, neste domingo (5), traz à memória um dos episódios mais marcantes da Champions League 2020. Na ocasião, os dois protagonizaram uma troca de provocações que movimentou o duelo entre Borussia Dortmund e PSG.
Naquele ano, Haaland defendia o Borussia Dortmund, enquanto Neymar era a principal estrela do PSG. Os clubes se enfrentaram pelas oitavas de final do principal campeonato europeu, e os alemães saíram em vantagem após vencerem o jogo de ida por 2 a 1, na Alemanha.
Haaland marcou os dois gols da equipe e celebrou um deles com sua tradicional pose de meditação, que continua fazendo até hoje durante a Copa do Mundo.
Provocação de Haaland antes do jogo de volta irritou o elenco do PSG
A rivalidade ganhou novos contornos antes da partida de volta. Ao desembarcar em Paris, Haaland publicou uma foto em suas redes sociais com expressão séria e a legenda: “Minha cidade, não a de vocês”.
A postagem não foi bem recebida pelos jogadores do PSG. Segundo revelou posteriormente Neymar, a mensagem serviu como combustível para o elenco francês. O brasileiro teria prometido aos companheiros que reproduziria a comemoração do atacante caso marcasse no confronto decisivo.
No jogo de volta, disputado em março de 2020 no Parque dos Príncipes e com portões fechados por causa da pandemia de Covid-19, o PSG venceu por 2 a 0 e garantiu a classificação às quartas de final da Champions.
Neymar abriu o placar e, ao comemorar, sentou-se no gramado, reproduzindo exatamente a famosa pose de meditação de Haaland. Após o apito final, outros jogadores do PSG, como Kylian Mbappé, Ángel Di María, Leandro Paredes e Mauro Icardi, também repetiram o gesto em uma foto coletiva que viralizou nas redes sociais.
O próprio Neymar aumentou a provocação ao publicar uma imagem da comemoração acompanhada da frase: “Paris é nossa cidade, não sua”, em resposta direta à mensagem do norueguês.
Neymar explicou a provocação
No documentário Por Dentro da História, lançado em 2021, Neymar comentou a troca de provocações e explicou que não guardava ressentimentos em relação ao atacante:
— Logo que ele chegou aqui em Paris, ele postou uma foto. Gosto dessas coisas, desse negócio de provocação. É legal. Não tenho nada contra o Haaland, muito pelo contrário. É um craque, torço por ele. Mas, se ele fez essa provocação, eu também posso fazer.
Neymar x Haaland ganha novo capítulo nas oitavas da Copa do Mundo
Seis anos depois, o destino volta a colocar Neymar e Haaland frente a frente em um mata-mata. Agora, defendendo suas seleções, Brasil e Noruega se enfrentam hoje, às 17h (de Brasília), pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026.
O reencontro também acontece em um contexto bem diferente daquele na Champions League. Enquanto Haaland chega embalado por uma Copa do Mundo de destaque, já são cinco gols e atuações decisivas pela Noruega, Neymar tenta recuperar o ritmo após ficar afastado por lesão na panturrilha.
O atacante voltou a ser utilizado por Carlo Ancelotti no final do segundo tempo na partida contra o Haiti, saindo do banco de reservas, e pode ganhar mais minutos justamente diante do rival com quem protagonizou uma das provocações mais lembradas do campeonato europeu.
