Mundiais de Skate Street e Park 2023: confira o regulamento do torneio
Mundial de street ocorre desde o último domingo, em Sharjah; modalidade park é disputada a partir do dia 5 de fevereiro
Lance|Do R7
Os Mundiais de Skate Street e Park valem para a corrida olímpica de olho nos Jogos de Paris 2024. No último domingo, começaram os treinamentos dos atletas da modalidade street, como Rayssa Leal e Pâmela Rosa, em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. O torneio da categoria, feminino e masculino, é decidido no dia 5 de fevereiro. No mesmo dia, se iniciam as competições da modalidade park, com olhos voltados para nomes como Sky Brown e o brasileiro Pedro Barros.
A competição possui a chancela de Mundial da World Skate, organizadora dos grandes eventos da modalidade olímpica. Dessa forma, o LANCE! apresenta o formato da competição e o calendário do evento de street e park.
+ Mundiais de Skate Street e Park terão 40 representantes brasileiros em Sharjah
FORMATO DOS MUNDIAIS DE STREET E PARK
Street:
Na primeira fase, avançam 32 skatistas. Já na segunda, 16 atletas se classificam. Na semifinal, os oito melhores garantem vaga na decisão.
Na primeira (classificatórias) e na segunda fase (quartas de final), os skatistas terão direito de realizar duas voltas de 45 segundos, valendo como pontuação final a volta de maior nota.
Na semifinal e na final, cada skatista realiza duas voltas e cinco tentativas de manobra única. A pontuação final será composta pela somatória de três notas: melhor volta e as duas manobras de maior pontuação.
Park:
Nas quatro fases - primeira fase, quartas, semifinal e final, cada skatista pode realizar três voltas de 45 segundos, valendo como nota final a volta de maior pontuação.
Assim como no Street, 32 skatistas avançam na primeira fase e 16 na segunda. Na semifinal, os oito melhores garantem vaga na decisão.
+ Mundiais de Skate Street e Park: veja datas e onde assistir aos eventos do ciclo olímpico
Os skatistas do Top 5 do ranking mundial de cada modalidade e gênero entram direto na segunda fase da competição. Do sexto ao 30º, é necessário disputar a primeira fase classificatória. Líder do ranking na categoria street feminino, por exemplo, Rayssa Leal começa o torneio na segunda fase.
As Confederações Nacionais podem registrar até seis atletas por categoria, independente do número de pré-classificados pelo ranking mundial. A medida foi feita para tornar a competição mais diversa.
CRONOGRAMA DOS MUNDIAIS DE SKATE
Street: 29 de janeiro a 5 de fevereiro
Domingo (29/01), segunda (30/01) e terça (31/01) - treinos
Quarta (01/02) - classificatórias feminino
Quinta (02/02) - classificatórias masculino
Sexta (03/02) - quartas de final - feminino e masculino (entram os melhores ranqueados)
Sábado (04/02) - semifinal - feminino e masculino
Domingo (05/02) - final - feminino e masculino
Park: 5 a 12 de fevereiro
Domingo (05/02), segunda (06/02) e terça (07/02) - treinos
Quarta (08/02) - classificatórias feminino
Quinta (09/02) - classificatórias masculino
Sexta (10/02) - quartas de final - feminino e masculino (entram os melhores ranqueados)
Sábado (11/02) - semifinal - feminino e masculino
Domingo (12/02) - final - feminino e masculino