Lance Minotauro Energy Drink e Rico de Souza doam pranchas para otimizar resgates nas praia de Saquarema; ideia é expandir ação para o resto do Estado

Minotauro Energy Drink e Rico de Souza doam pranchas para otimizar resgates nas praia de Saquarema; ideia é expandir ação para o resto do Estado

Minotauro Energy Drink e Rico de Souza doam pranchas para otimizar resgates nas praia de Saquarema; ideia é expandir ação para o resto do Estado

Lance
Lance

Lance

Lance

Por Leonardo Fabri

Numa parceria entre o surfista Rico de Souza, Minotauro Energy Drinks e Corpo de Bombeiros do Rio, foram entregues na última segunda-feira 10 modelos de uma prancha de longboard exclusiva para o Salvamar de Saquarema, conhecida como capital do surfe na Região dos Lagos.

A ação tem o intuito de modernizar os resgates nas praias. Idealizadas pela lenda Rico de Souza, a prancha foi elaborada especialmente para otimizar o trabalho dos guarda-vidas, facilitando a corrida até o mar e permitindo que tanto resgatador quanto resgatado voltem para a areia de forma ágil e em segurança.

"São pranchas espetaculares planejadas exatamente para ações de salvamentos. Elas possuem 3,15 m de comprimento por 6 cm de largura, 10 cm de espessura e um volume bastante alto que permite que o guarda-vida resgate o afogado e o leve para a areia com facilidade, pois ela possui sustentação para isso. As pranchas anteriores levavam o guarda-vida, mas não tinham volume para trazer os dois para a areia. Ela também possui uma alça no centro da prancha que permite que o guarda-vida possa correr para a água. Com certeza vai ajudar a salvar muitas vidas", explica Rico.

Com seis décadas dedicadas ao surfe, o veterano das ondas também se colocou à disposição para dar treinamento para os guarda-vidas e incentivar a promoção de competições de remadas, como acontece no Havaí.

"Com uma prancha desse tamanho é importante saber alguns macetes, como por exemplo furar ondas em dias de mar grande e outras habilidades que desenvolvi nos meus 60 anos de surfe. É uma prancha que rema muito bem, então acredito que pode estimular a competição entre os guarda-vidas e apresentações", sugere.

A construção das pranchas foi patrocinada pela Minotauro Energy Drinks, marca de energético bastante consumida por surfistas nas praias cariocas. De acordo com Rodrigo Minotauro, que também pega onda e pratica kitesurfe, o objetivo é expandir o projeto para as praias da capital já no próximo verão e, posteriormente, para outros Estados.

"O Rico trouxe a ideia seis meses atrás em uma conversa sobre a estrutura dos Bombeiros e Leonardo Militelli, nosso executivo, que é um surfista e apaixonado por esportes, ficou bastante interessado e se propôs a colaborar. É uma ferramenta a mais para salvar vidas, é uma estrutura que já existe no Havaí e na Califórnia, por exemplo. Vamos fazer um levantamento de cada salvamento feito com essas pranchas, mostrar a importância dessa modernização e tentar implementar em outras praias. É uma boa hora para testar porque, quando chegar o verão, as praias estarão a todo vapor", destaca Minotauro.

Últimas