Lance Mesmo sem título, Atlético-MG tem números surpreendentes na temporada

Mesmo sem título, Atlético-MG tem números surpreendentes na temporada

O Galo fez uma temporada muito boa falando em números e estatísticas

Lance

Embora não tenha conquistado o título do Campeonato Brasileiro, a temporada do Atlético-MG contou com números supreendentes que refletem o retrospecto do time no ano.

Depois da derrapada do Botafogo, o Galo chegou a entrar na corrida dos clubes que estavam lutando pela taça, terminando o ano na terceira colocação e classificado para a Copa Libertadores.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Defesa histórica
O setor defensivo deste ano é o melhor do Atlético em toda a história do Brasileirão de pontos corridos. O Galo foi a equipe menos vazada durante esta edição. Ao todo, foram 32 vezes, com uma média de 0,84 gol por partida.

Os números superaram a marca que era mantida em 2021, com 34 gols sofridos. Neste ano, foram 15 jogos sem nenhum sofrido.

Mas a produção também cresceu!
Não só a defesa do Atlético-MG se destacou em 2023, mas a produção cresceu bastante durante a temporada, mesmo com uma certa instabilidade no primeiro turno.

Na segunda metade, a equipe de Felipão teve o melhor desempenho no returno, com 39 pontos conquistados. Como visitante, os números também foram bons. Fora de casa, o Galo conquistou 30 pontos.

E teve artilharia!
O Atlético-MG terminou o ano com um jogador no posto de artilharia da competição. Paulinho foi o mais goleador do Brasileirão, com 20 gols. O camisa 10 do time mineiro conseguiu ultrapassar nomes que saíram fortes na disputa, como Tiquinhos Soares (com 17) e Hulk e Luís Suárez (com 15 gols).

Mas Paulinho não fez história somente assim. Dentro do Galo, se tornou o maior artilheiro do time na história do Brasileiro de pontos corridos. Esta marca ultrapassou os recordes que antes eram mantidos por Hulk e Tardelli, ambos com 19 gols nas edições de 2021 e 2009, respectivamente.

Em toda a história, foi a nona vez que o Atlético-MG emplacou um artilheiro na competição durante uma temporada.

Mas quem foram os artilheiros do Galo nos outros anos?

2023 – Paulinho (20 gols)
2021 – Hulk (19 gols)
2016 – Fred (14 gols)
2009 – Diego Tardelli (19 gols)
1999 – Guilherme (28 gols)
1977 – Reinaldo (28 gols)
1972 – Dadá Maravilha (17 gols)
1971 – Dadá Maravilha (15 gols)

Últimas