Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Massa conta bastidores da perda de título da F1 para Hamilton: 'Aconteceu uma sacanagem'

15 anos depois, automobilista brasileiro comentou sobre a melhor temporada da carreira e a derrota para o piloto britânico 

Lance|

Lance
Lance Lance

Vice-campeão da Fórmula 1 pela Ferrari em 2008, quando o inglês Lewis Hamilton foi o vencedor da temporada pela McLaren, o brasileiro Felipe Massa comentou sobre o episódio mais polêmico daquele ano. Durante entrevista ao Flow Podcast nesta semana, Massa desabafou sobre a situação e apontou uma injustiça cometida pela organização que resultou na perda do que seria o seu primeiro título na modalidade.

O caso citado pelo brasileiro na conversa foi o GP de Singapura, vencido pelo espanhol Fernando Alonso, então competidor da Renault, após um "esquema" orquestrado pela equipe.

Na ocasião, o chefe do time francês, Flavio Briatore, teria coagido outro piloto da escuderia, o brasileiro Nelsinho Piquet, a bater de propósito para beneficiar Alonso, escândalo que ficou conhecido como 'Crashgate'. Em meio à sequência de eventos orquestrada pelo dirigente italiano, Massa liderava e acabou sendo prejudicado, 'perdendo terreno' na briga com Lewis Hamilton pelo título. O caso, no entanto, só veio à tona no meio de 2009.

- Uma volta antes da batida do Nelsinho o Alonso parou, estava em último. Aí o Nelsinho bateu por querer, veio o safety car, o Alonso foi para primeiro, mudou o resultado da corrida inteira. Aí todos os carros foram para os boxes. Logicamente a chance de um mecânico errar é maior, meu mecânico apertou o farol verde antes do tempo, eu saí com a mangueira, fui para último, não pontuei nessa corrida - disse o ex-piloto da Ferrari.

Publicidade

No fim daquela temporada, Lewis foi campeão na última curva do GP de Interlagos, batendo Massa por uma diferença de apenas um ponto. Recentemente, Bernie Ecclestone, CEO da F1 na época, revelou que ficou sabendo do caso já em 2008. Além dele, o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Max Mosley.

- Naquela época, havia uma regra de que a classificação do campeonato era intocável após a cerimônia de premiação da FIA no final do ano. Então, Hamilton foi presenteado com a taça e estava tudo bem - explicou o inglês ao "F1-Insider".

Publicidade

15 anos depois do caso, Massa lamentou toda a situação vivida em 2008.

- No ano seguinte (2009) o Nelsinho falou que tinha batido por querer, só que o correto era cancelar o resultado da corrida, porque foi uma corrida que foi roubada. A Ferrari foi atrás com advogado, só que tinha uma lei que dizia que quando passava o ano, o resultado não tinha como ser mudado. Muito triste porque é uma injustiça, você sabe que aconteceu uma sacanagem - completou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.