Marcelo se aposenta: a repercussão na Espanha e nos jornais estrangeiros
Ex-Real Madrid, Fluminense e Seleção anunciou fim de carreira nesta quinta-feira (6)
Lance|Do R7
![](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/2MHJF5FQIFCMTBERGVAG5JZWQQ.jpeg?auth=86df73321a57f4ce615366ecb5962c41e70f38404f9d05e8d2baba9c550fb872&width=760&height=475)
Marcelo, ídolo do Real Madrid e do Fluminense, anunciou aposentadoria dos gramados nesta quinta-feira (6). O lateral de 36 anos estava sem clube após deixar o Tricolor por uma polêmica envolvendo o técnico Mano Menezes, e aguardou o fim da janela de transferências para oficializar o fim da trajetória.
➡️ Vini Jr e Modric brigam em vitória do Real Madrid na Copa do Rei
Foram mais de 700 partidas realizadas, somando as passagens pelos dois clubes e pela Seleção Brasileira, além da breve experiência no Olympiacos, da Grécia. Após o anúncio, a imprensa internacional repercutiu o assunto de forma nostálgica, relembrando os feitos e as características do defensor enquanto jogador profissional.
O jornal espanhol "As", por exemplo, definiu Marcelo como um jogador geracional por seu estilo com a bola, pisando no campo de ataque.
Já o periódico "Marca" elevou os feitos do brasileiro pelo Real Madrid, relembrando a galeria vasta de troféus conquistados na capital espanhola, bem como o gol anotado na final da Champions League de 2013-14, já na prorrogação do duelo com o rival local Atlético de Madrid. A decisão marcou o décimo título do clube no torneio.
➡️ Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional
O presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, também optou por se pronunciar e agradeceu a Marcelo pelas temporadas históricas feitas com a camisa blanca. Foram 25 títulos conquistados no futebol espanhol, sendo cinco Champions, seis troféus de La Liga e quatro Mundiais de Clubes.
👀 Veja o anúncio de aposentadoria feito por Marcelo:
Durante seus 16 anos no Real Madrid, disputou 546 jogos, o que o situa como terceiro estrangeiro com mais encontros oficiais vestindo a camisa branca, atrás apenas de Modric e Benzema. No campo, Marcelo não cumpria apenas funções defensivas, pois seu talento e técnica o permitiam desempenhar um papel decisivo no ataque da equipe, acumulando 38 gols. Um destes tantos foi o gol na final de "La Décima", em Lisboa, uma noite que os aficionados recordam com carinho especial.
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Marcelo Vieira (@marcelotwelve)