Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Marca Fla-Flu: clubes enaltecem o histórico e unificam números do clássico em ação conjunta

O clássico entre Flamengo e Fluminense deste domingo, pela 3ª rodada da Taça Guanabara, por exemplo, será tratado como o Fla-Flu 431

Lance|

Lance
Lance Lance

O Maracanã vai receber o Fla-Flu de número 431, às 18h deste domingo. A partir do jogo válido pela 3ª rodada da Taça Guanabara, os duelos entre Flamengo e Fluminense passarão a ser numerados. Divulgada neste sábado, a novidade é fruto da unificação dos dados do duelo, promovida em ação de conteúdo histórico que envolve os departamentos de memória de ambos os clubes.

A estatística oficial, agora, indica 158 vitórias do Flamengo, 133 do Fluminense e 139 empates, em 430 jogos. Foram 627 gols marcados pelos rubro-negros e 566, pelos tricolores.

- O Fla-Flu é o clássico mais conhecido do país. São muitas histórias, grandes ídolos, multidões espetaculares lotando o Maracanã. Nada mais justo que fortalecer ainda mais esta marca centenária - disse Rodolfo Landim, presidente do Flamengo.

- Tanto Fluminense quanto Flamengo têm suas histórias centenárias repletas de conquistas e vitórias. Mas a marca Fla-Flu possui vida própria, é uma espécie de patrimônio cultural do Rio de Janeiro e do Brasil. Reforçar esta marca é também reforçar o futebol brasileiro - disse o presidente tricolor, Mário Bittencourt.

Publicidade

+ Veja a tabela e o regulamento do Cariocão 2021

A HISTÓRIA DO FLA-FLU

Publicidade

Ao longo de 109 anos de rivalidade, Flamengo e Fluminense viraram protagonistas do maior e mais charmoso clássico do Brasil. Em 2021, são as duas únicas equipes cariocas na Série A do Brasileirão e na Libertadores.

Considerado uma celebração que sintetiza a identidade carioca, o Fla-Flu é, desde 2012, quando fez 100 anos, patrimônio imaterial do Rio de Janeiro.

Publicidade

O primeiro duelo ocorreu em 1912. A expressão "Fla-Flu", porém, se popularizou apenas em 1933, com o uso pelo jornalista Mário Filho, que definiu o confronto como "Clássico das Multidões" e que dá nome ao Maracanã - cerne de uma polêmica esta semana por causa do nome, inclusive.

Foi no Maracanã, inclusive, que o jogo reuniu, em 1963, quase 200 mil pessoas, recorde de público em uma partida entre clubes. Também no Maior do Mundo, o Combinado Fla-Flu enfrentou a Seleção Brasileira, em 1977, em jogo marcado na história de Flamengo e Flamengo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.