Luciano marca, e São Paulo vence o Juventude pelo Brasileirão
Tricolor venceu o Juventude por 1 a 0
Lance|Do R7
RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O São Paulo venceu o Juventude por 1 a 0 com gol de Luciano quase ao apagar das luzes. O Tricolor enfrentou a equipe Alviverde nesta quinta-feira (24), no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). A partida foi válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o Tricolor chega a 12ª posição na tabela, com 19 pontos. Esta foi a primeira vitória do time fora de casa na competição. Quanto ao Juventude, a derrota manteve o time no Z4, na 18ª posição e com 11 pontos.
Bobadilla busca redenção após polêmica
Um dos destaques da partida foi um personagem polêmico da temporada do São Paulo. Bobadilla, que ficou nos holofotes há pouco mais de dois meses após ser acusado de xenofobia durante um jogo da Copa Libertadores, tenta se redimir com a torcida tricolor.
Com mais espaço sob o comando de Hernán Crespo, o meio-campista teve sua punição e tem se adaptado ao sistema proposto pelo treinador argentino. Contra o Juventude, foi responsável por uma boa finalização ainda no primeiro tempo, criou boas jogadas, mesmo que não tenha sozinho na construção.
Marcos Antônio, que vinha em alta desde o comando de Zubeldía, manteve o bom desempenho. A dupla acertou todos os lançamentos na etapa inicial, segundo dados do Sofascore. Quase todas as boas jogadas do São Paulo no primeiro tempo passaram por eles.
No segundo tempo, o ritmo se manteve, especialmente para Bobadilla. O meia seguiu participativo, aparecendo com frequência e se tornando um verdadeiro pesadelo para a defesa do Juventude.
Com a saída de Cédric, a versatilidade de Bobadilla fez com que Crespo optasse por mudar o jogador de lado, muito para explorar este lado do time de Caxias. O jogador perdeu um pouco a dinâmica, mas isso mostrou ainda mais como tem feito diferença e sendo efetivo neste momento do time.
Como foi o jogo?
Os primeiros minutos foram completamente dominados pelo São Paulo. Com 20 minutos de jogo, o Tricolor já havia criado três boas oportunidades com André Silva, Bobadilla e Luciano. O trio pressionava e obrigava o goleiro Gustavo a trabalhar. A equipe aproveitava bem os espaços e os erros de marcação do Juventude.
A partida seguiu nesse ritmo. O Juventude mal conseguia ficar com a bola ou encontrar espaços, enquanto o São Paulo mantinha a pressão e levava perigo ao gol adversário.
Aos 30 minutos, uma discussão foi iniciada após uma entrada de Ferraresi em Luis Mandaca. O clima esquentou, mas logo foi contido, embora tenha sobrado um cartão amarelo para Gilberto, camisa 9 do Juventude.
A partir desse momento, o ritmo do Tricolor diminuiu. Luciano continuava chamando a responsabilidade e se movimentando por diferentes setores do campo, mas o Juventude passou a adotar uma postura mais ofensiva, estudando com mais atenção as movimentações do time são-paulino.
Bobadilla, um dos destaques da primeira etapa, também buscava criar e articular as jogadas. O primeiro tempo terminou sem gols. O São Paulo exigiu bastante do goleiro Gustavo, enquanto Rafael apenas assistia à partida.
O segundo tempo também começou intenso. Logo nos primeiros minutos, Luciano e André Silva tabelaram e acionaram Wendell, que finalizou com perigo. Por pouco, a bola não entrou. Na sequência, Bobadilla apareceu mais uma vez. O meia finalizou, mas foi bloqueado pela defesa alviverde.
O Juventude mal aparecia e assistia o domínio tricolor. O time paulista tentava trocar passes, principalmente no meio de campo. Perto dos 20 minutos, Gabriel Verón, ex-Palmeiras, arrancou pelo lado esquerdo, mas perdeu a chance.
Crespo optou por realizar as primeiras mudanças da partida. O técnico sacou Cédric, que teve atuação apagada, e colocou Rodriguinho para atuar como armador. Do ponto de vista analítico, as alterações acabaram desorganizando um pouco o time. Luciano ainda tentou um bom lançamento para Ferreirinha, que ficou cara a cara com o goleiro, mas desperdiçou a chance.
E chama Luciano que ele resolve, como tem sido na temporada. Aos 39 minutos, Rodriguinho deixa a bola com Ferreira, passa por Marcos Antonio, que ajeita para o camisa 10. Gol do Tricolor, para o alívio do time que ainda não havia vencido fora de casa.
Com o resultado, o time de Hernán Crespo conseguiu subir algumas posições na tabela, mas complicou o lado do Juventude, ainda na zona de rebaixamento.