Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Liderança, cortes de gastos e confiança; Ronaldo completa cinco meses no Cruzeiro

Ídolo e gestor da SAF conquistou a confiança do elenco com projeto de reestruturação

Lance|

Lance
Lance Lance

No dia 18 de dezembro de 2021, foi anunciada a compra da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Cruzeiro pelo ex-jogador Ronaldo Fenômeno.

De lá pra cá, o gestor tem cortado gastos e enxugado o plantel, promoveu um plano de reestruturação e conquistou uma inédita liderança na Série B do Campeonato Brasileiro.

Desde a sua chegada, Ronaldo prometeu um projeto de reestruturação, com investimento de R$ 400 milhões ao longo dos próximos anos.

As primeiras atitudes de Ronaldo no comando do Cruzeiro condizem com a ideia de gestão de recuperação. O ex-jogador diminuiu muito a folha salarial do clube, que hoje chega a R$ 2 milhões. Não renovou o contrato do técnico Vanderlei Luxemburgo e do ídolo Fábio, sob a alegação de cortes de gastos.

Publicidade

Ronaldo possui como objetivos fazer com que o clube volte a ser sustentável no futuro. Uma das primeiras missões do gestor é conquistar o acesso do Cruzeiro para a Série A do Brasileirão.

Nos dois anos em que disputou a Série B por completo, o Cruzeiro manteve um desempenho muito inconstante, chegando a ficar longe de conseguir o acesso. Esse panorama parece mudar na gestão de Ronaldo, que agora vê o clube como líder da competição.

Publicidade

Esportivamente dizendo, a contratação de Paulo Pezzolano tem se mostrado como um dos maiores acertos do clube na gestão do Fenômeno até então. O técnico conquistou a confiança dos jogadores e da torcida, e guiou o time para a inédita liderança da Série B.

E a confiança por parte dos jogadores ultrapassam a relação com o técnico, e atingem a gestão. Com os salários em dia, os atletas mostram satisfação e comprometimento com o projeto. De acordo com o zagueiro e capitão Eduardo Brock, o time vem realizando um esforço "além do normal".

Publicidade

Apesar da aparente boa gestão até aqui, Ronaldo também enfrentou problemas com dívidas do clube. O ex-jogador precisou pagar uma série de despesas do clube, advindas de ações na FIFA, que chegaram a impedir o registro de novos jogadores por duas vezes na temporada.

Com o plano de reestruturação concretizado, Ronaldo aposta na gestão de recuperação com um projeto definido de futebol. O ex-jogador conta com projetos como o Programa de Sócios do Cruzeiro, que une 52 mil afiliados e uma receita importante para o clube.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.