Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lançamento de projeto do Basquete 3x3 será novidade na etapa de Niterói dos Jogos de Verão

Ex-atleta Marcelinho Machado é o criador do Super3. Vôlei de Praia e Beach Tennis serão as outras modalidades na Praia de Icaraí

Lance|

Lance
Lance Lance

A temporada 2022 dos Jogos de Verão, edição intitulada “Viva o Reencontro”, por retornar ao calendário do Rio depois de quatro anos, se encerra neste fim de semana na Praia de Icaraí, em Niterói, após passar por Trindade, em Paraty, e Cabo Frio. E terá uma novidade: o lançamento do projeto Super3, do Basquete 3x3, modalidade que se tornou olímpica nos Jogos de Tóquio-2020. O Vôlei de Praia e o Beach Tennis também estarão em disputa nesta última etapa.

Com o objetivo de estimular hábitos saudáveis, a prática de atividades físicas e a conexão entre as pessoas, aproveitando ao máximo a vida ao ar livre, a 5ª edição dos Jogos é idealizada pela Rio de Negócios e tem patrocínio da Enel via lei de incentivo ao esporte do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro. Em Trindade, foram realizadas competições de Skate e Stand Up. Já Cabo Frio recebeu a natação e a corrida.

A organização do evento, ao lado do ex-atleta Marcelinho Machado, um dos ícones do esporte brasileiro, aproveita a realização do Basquete 3x3 na etapa de Niterói para lançar o Super3. A ideia é potencializar uma modalidade que está em franca ascensão e dar ainda mais vida a ela, dado que o Brasil não conseguiu a classificação para a Olimpíada, apesar de ter sido vice-campeão, tanto no masculino quanto no feminino, na última Copa América.

- Pelo potencial da modalidade, agora olímpica, acredito que o Basquete 3x3 vai crescer muito nos próximos anos. Tanto pelo dinamismo do jogo e pelo tempo de execução de cada partida, como por também ter uma boa venda para a televisão. Sem falar que é de fácil absorção para os adeptos, por ser um jogo com um número menor de atletas. Em qualquer meia quadra já se consegue praticar - declarou Marcelinho Machado, ex-jogador da seleção brasileira.

Publicidade

Segundo ele, o Super3 funcionará como um evento-teste nos Jogos de Verão. O objetivo do projeto é a realização de uma liga própria já em 2023, em cinco etapas, com estrutura e premiação nunca antes vistas no país. Tudo isso para valorizar atletas e equipes.

- Faremos esse primeiro evento como um teste para nós mesmos entendermos como podemos evoluir. A ideia é termos um Basquete 3x3 nacional ainda mais forte, com equipes mais estruturadas e motivadas. Como ex-atleta de basquete, só quero ver o esporte crescendo. É com essa visão que entramos nesse meio, querendo fazer algo diferente, que valorize os atletas e as equipes. Essa é nossa mentalidade com o Super3 - completou.

Publicidade

Vôlei de Praia e Beach Tennis com diversas categorias

O Basquete 3x3 será disputado na categoria Masculino Pro, em quadra que será montada na Praia de Icaraí, entre as Ruas Pereira da Silva e Lopes Trovão. Outra modalidade que vai movimentar o fim de semana em Niterói é o Vôlei de Praia, nas seguintes categorias: 4 x 4 misto iniciante, 4 x 4 misto avançado, duplas femininas intermediárias, duplas femininas avançadas, duplas masculinas intermediárias e duplas masculinas avançadas.

Por fim, o Beach Tennis, modalidade que virou uma febre entre os brasileiros neste ano, apesar de ser um esporte que nasceu em meados de 1987, na Itália, e ter começado a se profissionalizar em 1996. Em Niterói, será disputado nas categorias Masculino A, Masculino B, Feminino B, Masculino C, Feminino C, Masculino D, Feminino D, Masculino +50, Feminino +50 e Masculino +60. Inscrições ainda abertas no site www.jogosdeverao.com.br.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.