Lance Lançamento de projeto do Basquete 3x3 será novidade na etapa de Niterói dos Jogos de Verão

Lançamento de projeto do Basquete 3x3 será novidade na etapa de Niterói dos Jogos de Verão

Ex-atleta Marcelinho Machado é o criador do Super3. Vôlei de Praia e Beach Tennis serão as outras modalidades na Praia de Icaraí

Lance
Lance

Lance

Lance

A temporada 2022 dos Jogos de Verão, edição intitulada “Viva o Reencontro”, por retornar ao calendário do Rio depois de quatro anos, se encerra neste fim de semana na Praia de Icaraí, em Niterói, após passar por Trindade, em Paraty, e Cabo Frio. E terá uma novidade: o lançamento do projeto Super3, do Basquete 3x3, modalidade que se tornou olímpica nos Jogos de Tóquio-2020. O Vôlei de Praia e o Beach Tennis também estarão em disputa nesta última etapa.

Com o objetivo de estimular hábitos saudáveis, a prática de atividades físicas e a conexão entre as pessoas, aproveitando ao máximo a vida ao ar livre, a 5ª edição dos Jogos é idealizada pela Rio de Negócios e tem patrocínio da Enel via lei de incentivo ao esporte do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro. Em Trindade, foram realizadas competições de Skate e Stand Up. Já Cabo Frio recebeu a natação e a corrida.

A organização do evento, ao lado do ex-atleta Marcelinho Machado, um dos ícones do esporte brasileiro, aproveita a realização do Basquete 3x3 na etapa de Niterói para lançar o Super3. A ideia é potencializar uma modalidade que está em franca ascensão e dar ainda mais vida a ela, dado que o Brasil não conseguiu a classificação para a Olimpíada, apesar de ter sido vice-campeão, tanto no masculino quanto no feminino, na última Copa América.

- Pelo potencial da modalidade, agora olímpica, acredito que o Basquete 3x3 vai crescer muito nos próximos anos. Tanto pelo dinamismo do jogo e pelo tempo de execução de cada partida, como por também ter uma boa venda para a televisão. Sem falar que é de fácil absorção para os adeptos, por ser um jogo com um número menor de atletas. Em qualquer meia quadra já se consegue praticar - declarou Marcelinho Machado, ex-jogador da seleção brasileira.

Segundo ele, o Super3 funcionará como um evento-teste nos Jogos de Verão. O objetivo do projeto é a realização de uma liga própria já em 2023, em cinco etapas, com estrutura e premiação nunca antes vistas no país. Tudo isso para valorizar atletas e equipes.

- Faremos esse primeiro evento como um teste para nós mesmos entendermos como podemos evoluir. A ideia é termos um Basquete 3x3 nacional ainda mais forte, com equipes mais estruturadas e motivadas. Como ex-atleta de basquete, só quero ver o esporte crescendo. É com essa visão que entramos nesse meio, querendo fazer algo diferente, que valorize os atletas e as equipes. Essa é nossa mentalidade com o Super3 - completou.

Vôlei de Praia e Beach Tennis com diversas categorias
O Basquete 3x3 será disputado na categoria Masculino Pro, em quadra que será montada na Praia de Icaraí, entre as Ruas Pereira da Silva e Lopes Trovão. Outra modalidade que vai movimentar o fim de semana em Niterói é o Vôlei de Praia, nas seguintes categorias: 4 x 4 misto iniciante, 4 x 4 misto avançado, duplas femininas intermediárias, duplas femininas avançadas, duplas masculinas intermediárias e duplas masculinas avançadas.

Por fim, o Beach Tennis, modalidade que virou uma febre entre os brasileiros neste ano, apesar de ser um esporte que nasceu em meados de 1987, na Itália, e ter começado a se profissionalizar em 1996. Em Niterói, será disputado nas categorias Masculino A, Masculino B, Feminino B, Masculino C, Feminino C, Masculino D, Feminino D, Masculino +50, Feminino +50 e Masculino +60. Inscrições ainda abertas no site www.jogosdeverao.com.br.

Últimas