Lance Kamila Valieva, ouro nos Jogos de Inverno em Pequim 2022, é suspensa por quatro anos por doping

Kamila Valieva, ouro nos Jogos de Inverno em Pequim 2022, é suspensa por quatro anos por doping

Com a punição, atleta russa perderá todos os títulos que ganhou durante o período

Lance
Lance

Lance

Lance

Kamila Valieva, patinadora russa, recebeu nesta segunda-feira (29), uma suspensão do Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) de quatro anos — valendo a partir de 25 de dezembro de 2021, quando a atleta testou positivo no exame antidoping do Campeonato Russo — A entidade ainda anunciou que todos os resultados conquistados pela esportista desde então serão anulados. Neste período, a representante da Rússia participou das Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022 e conquistou ouro por equipes.

O resultado de Kamila foi divulgado justamente durante os Jogos de Pequim, devido à, este motivo, o Comitê Olímpico Internacional nunca distribuiu as medalhas da prova por equipes. No entanto, a organização e a União Internacional de Patinação precisam definir se os russos perderão o ouro. Caso aconteça, os Estados Unidos ficam como primeiro lugar, Japão com a prata e Canadá, o bronze.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

➡️ Seis meses para Paris! Veja as vagas já garantidas pelo Brasil nos Jogos Olímpicos de 2024

Na época do exame, Valieva tinha 15 anos. Atualmente, com 17, perderá o ouro conquistado no individual feminino do Campeonato Europeu de 2022. A patinadora ainda não se manifestou sobre o ocorrido, mas pode entrar com recurso em até 30 dias para tentar reverter a situação.

➡️Quais os maiores campeões do Australian Open?

➡️Com definição dos Pré-Olímpicos, Brasil tem semanas decisivas em três modalidades

Em janeiro do último ano, a Agência de Antidoping Russa (Rusada), considerou que Kamila não teve “culpa ou negligência” na ingestão da substância trimetazidina. Segundo a organização, a ingestão do elemento teria sido acidental. Porém, a entidade voltou e disse que irá advertir a atleta, além de manter o cancelamento dos resultados conquistados por ela no campeonato de 2021.

Últimas