Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Josélia Cotrim explica os cuidados que atletas devem ter com os cabelos

Especialista desenvolveu software para cada tipo de cabelo

Lance|

Lance
Lance Lance

Casos especiais de queda de cabelos em atletas podem ocorrer devido ao estresse corporal pelo exagero de desgaste físico. Nestes casos a queda hormonal de origem genética não é levada em consideração, apesar de ser também afetada pelo esforço excessivo. É o que explica Josélia Cotrim, especialista e desenvolvedora de um software que personaliza produtos para cada tipo de cabelo.

Josélia aproveita o clima de copa do mundo para dar outras dicas para atletas profissionais ou os praticantes de atividade física cuidarem dos cabelos e evitar a queda capilar quando tem relação com sua rotina.

“Manter o sono e o descanso pós-treino em dia, seja para o atleta profissional ou para aqueles que adotam atividade física recorrente e que exige mais preparo, como musculação pesada, crossfit, corrida ou triathlon, por exemplo, logo entende que a fadiga e o estresse pelo excesso de exercícios comprometem o rendimento dos treinos no dia seguinte. Mas ocorre que isso é mais profundo. A atividade física constante altera funções metabólicas, entre elas, as hormonais e isso não é, em regra, negativo, mas desequilíbrios podem desencadear perda capilar pela queda dos hormônios naqueles que têm predisposição genética”, alerta Josélia.

Veja abaixo as dicas da profissional:

Publicidade

Cuidar com os excessos: Há esportes em que o atleta é levado à exaustão para que atinja o alto rendimento e esteja entre os melhores nas competições, com os maratonistas muitas vezes acontece. O que se observa é que para estes não só os riscos de fraturas e contusões fazem parte da rotina. Os radicais livres acabam assombrando a saúde celular e, longe do senso comum, não só a aparência de pele cansada é consequência da ação dos radicais livres no organismo.

Em casos de queda capilar por conta do stress oxidativo, ações que ajustam o estilo de vida são capazes de contribuir maciçamente na reversão dos casos. Alimentação rica em agentes antioxidantes, suplementação, hábitos e atividades relaxantes, estão entre as intervenções sugeridas.

Publicidade

Manter uma dieta adequada: Há tempos venho estudando os benefícios da suplementação para a saúde capilar, além de, claro, para a saúde como um todo. O whey protein é um exemplo de como manter a ingestão de proteína em níveis desejáveis melhora não somente a qualidade muscular. Há estudos que exploram os benefícios deste suplemento como coadjuvante para a saúde intestinal, controle da hipertensão arterial, controle da diabetes, auxiliar em dietas, adjuvante no tratamento do câncer, imunidade, sarcopenia, doenças hepáticas e cardíacas… Alguns dos benefícios mais conhecidos, sem dúvida, é na qualidade dos tecidos, na formação deles. Por isso, o atleta que performa exigindo muito da estrutura muscular e óssea pode se beneficiar dos suplementos para equilibrar as necessidades do organismo em geral.

Proteja os cabelos: Protetores solares para os cabelos são bons aliados para quem pratica atividade física ao ar livre, porém, o recurso de um produto tópico pode não ser suficiente, então, lançar mão de bonés como proteção impede danos comuns que vão além da radiação solar.

Publicidade

O uso de bonés e bandanas, inclusive as confeccionadas com componentes de proteção solar, dá margem para outro alerta: o cuidado na limpeza dos cabelos. O suor, a poeira e outros agentes poluentes, assim como os resíduos de produtos como finalizadores podem comprometer a qualidade do folículo, além disso, contribuir para o surgimento de infecções capilares. Fica o alerta da importância de manter a rotina de limpeza com bons shampoos e de condicionamento com bons condicionadores e também dos acessórios citados a cima.

Cuide dos fios: Máscaras hidratantes deverão ser aplicadas semanalmente nos cabelos de quem faz exercício ao ar livre. Os sérum e óleos reparadores de pontas devem fazer parte do ritual de quem usa cabelos mais longos e que já apresentam quebrabilidade capilar.

Para finalizar, há no mercado uma série de produtos que quando aplicados nos cabelos repelem a poeira ou poluição que comumente aderem aos fios, deixando-os mais fracos e sem qualidade. Além de manter a saúde dos cabelos, esses produtos agem como excelentes hidratantes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.