Lance Jornalista espanhol diz que postura de Vinicius Júnior 'desencadeou catarse' na Espanha

Jornalista espanhol diz que postura de Vinicius Júnior 'desencadeou catarse' na Espanha

Alfredo Relando afirma que todas atitudes para acabar com o racismo são bem-vindas no país

Lance
  • Lance | por Lance

Lance

Lance

Lance

Vinicius Júnior decidiu enfrentar o mundo após ter sido novamente vítima de racismo na Espanha. O brasileiro questionou a arbitragem da partida contra o Valencia, criticou a conivência da La Liga com os gritos de "macaco" e rebateu o presidente da competição - que tentou culpá-lo pelo ocorrido. A voz do atacante de 22 anos ecoou e ultrapassou fronteiras, chegando a ser o assunto mais buscado na internet em países como Brasil e Bolívia, por exemplo.

E foi pela coragem de Vinicius Júnior, em bater de frente, que a luta contra o racismo deixou de ser apenas em notas oficiais para começar a se transformar em punição. Pessoas envolvidas em ataques ao brasileiro já foram presas e o árbitro da partida entre Valencia x Real Madrid, no domingo (21), demitido. Para o jornalista espanhol Alfredo Relando, o atacante de 22 anos "desencadeou uma catarse".

— Bem, a reação de Valência é bem-vinda se culminar, como esperamos, com a severa expulsão dos culpados e as devidas sanções penais. Bem-vinda esta catarse que Vinicius desencadeou com sua coragem incombustível e bem-vindos todos os gestos de apoio ao jogador, exceto aquela decisão do Comitê de exonerá-lo da bofetada -, e continuou:

— Ancelotti disse em que coletiva que a Espanha não é racista, mas que existem racistas, que abundam nos campos de futebol e que as autoridades realmente não estão cientes do que está acontecendo. E ele está certo. E chegou a hora. Este não será um país racista, como protestam em coro as autoridades, mas não incomoda quem está dentro dele -, opinou o jornalista.

Cabe pontuar que a Federação Espanhola de Futebol (RFEF) retirou o cartão vermelho dado a Vinicius Júnior no jogo entre Valencia x Real Madrid, após o ataque racista. Além disso, a entidade puniu o clube da casa com o fechamento parcial, do setor sul, do Estádio Mestalla.

Últimas