Lance Joia de Portugal parou gigantes na Champions e trancou faculdade após convocação surpresa à Copa

Joia de Portugal parou gigantes na Champions e trancou faculdade após convocação surpresa à Copa

Com 19 anos e um sucesso meteórico no Benfica, António Silva já 'peitou' capitão italiano, parou o trio do PSG e foi convocado pela primeira vez para defender Portugal

Lance
Lance

Lance

Lance

A grande surpresa na lista de Portugal para a Copa do Mundo foi a presença de António Silva. Com apenas 19 anos, o zagueiro aproveitou a alta no departamento médico do Benfica para estrear na equipe profissional em 2022, mostrou serviço na Champions League e recebeu sua primeira convocação justamente para o Mundial no Qatar.

+ Os jogadores que estão no álbum, mas não vão para Copa do Mundo do Qatar

- Olhando para trás, não esperava estar na seleção principal, mas muita coisa mudou na minha vida nos últimos meses. Quero aproveitar ao máximo, ninguém me deu nada, quero trabalhar ao máximo todos os dias - disse o jovem defensor durante coletiva concedida na última quarta-feira (16).

Nascido na pequena vila de Penalva do Castelo, António Silva foi aprovado na base do Benfica aos 11 anos e iniciou sua jornada no Encarnados, que quase teve um término abrupto. Ele sentia saudades de casa e teve dificuldades para se adaptar a Lisboa.

Após uma temporada emprestado ao Viseu United, voltou ao Benfica e trilhou o seu caminho na base, sendo campeão nacional de juniores e campeão europeu Sub-19.

+ Veja tabela e simule os jogos da Copa do Mundo

No time B dos Encarnados, António Silva conciliava o futebol com os estudos, haja visto que estudava economia na faculdade. Tudo mudou no dia 27 de agosto de 2022.

Com as lesões dos brasileiros Morato, Lucas Veríssimo e João Victor, o técnico do Benfica, Roger Schmidt, só tinha Otamendi como opção na zaga, e chamou o jovem de 18 anos para o confronto contra o Boavista no Campeonato Português.

Após a vitória na estreia por 3 a 0, António se firmou no time dos Encarnados, tendo disputado 18 jogos e marcado três gols. Com a convocação à Copa, trancou a faculdade para focar na carreira.

Benfica x PSG - António Silva e Mbappé

Benfica x PSG - António Silva e Mbappé

Lance

António marcando Mbappé na Champions (Foto: Twitter António Silva)

CHAMPIONS LEAGUE E 'TRETA' COM BONUCCI

O divisor de águas para António Silva ser chamado por Fernando Santos foram as atuações nos clássicos e jogos de Champions League, e foi na competição europeia onde o zagueiro mostrou suas credencias.

Com atuações seguras e convincentes, António ajudou o Benfica a parar Messi, Neymar e Mbappé, assegurando um primeiro lugar inesperado do Benfica no Grupo H. Ainda na Champions, mostrou sua liderança ao confrontar e apontar o dedo para Bonucci após o gol de João Mário contra a Juventus, na Itália.

Mesmo com 19 anos e pouca bagagem no futebol, António se mostrou tranquilo com o peso de vestir a camisa da seleção portuguesa na Copa.

- Estou tranquilo porque sei que tenho que fazer o que me fez estar aqui, representar dentro de campo um jogador com qualidade, porque senão não estaria na seleção - afirmou.

O garoto briga por vaga com Rúben Dias, Danilo Pereira e Pepe, e pode ser titular no amistoso desta quinta-feira, contra a Nigéria.

Últimas