Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

João Paulo Sampaio fala da fase de Endrick no Palmeiras e revela: 'Eu e Abel decidimos ida para a Disney'

Coordenador da base do Verdão concedeu entrevista exclusiva ao LANCE! e falou do momento de uma das suas principais Crias no clube

Lance|

O Palmeiras vive uma invencibilidade de 11 jogos na temporada, lidera o Paulistão na classificação geral, já ganhou um título, mas o torcedor ainda sente falta do primeiro gol de Endrick em 2023. O garoto, inclusive, chorou no banco de reservas após ser substituído na última quarta-feira. Profundo conhecedor da joia palmeirense, João Paulo Sampaio, coordenador da base do Verdão, falou ao LANCE! sobre esse jejum e ainda revelou que a ideia da ida para a Disney foi em conjunto com Abel.

> Veja classificação e simulador do Paulistão-2023 clicando aqui

Em entrevista exclusiva para a reportagem (a íntegra vai ao ar neste sábado), João falou da ansiedade da torcida em ver os garotos da base logo se darem bem no profissional, mas ponderou alguns fatores para isso acontecer e como Abel Ferreira tem sido importante nesse processo. Além disso, o dirigente fez questão de defender Endrick das críticas que parte da mídia tem feito.

Endrick - Palmeiras x Bragantino
Endrick - Palmeiras x Bragantino Endrick - Palmeiras x Bragantino

Endrick passa por um jejum de gols (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Publicidade

- A gente tem que saber o amadurecimento de cada jogador. O Endrick não precisa desse amadurecimento, porque é um extraclasse, outros vão precisar mais e eles precisam mostrar no dia a dia. O Abel faz isso com maestria, esse amadurecimento dos atletas. Claro que a torcida fica impaciente, vendo o time campeão da Copinha, jogadores se destacando, mas tem que ter calma. Mesma coisa está acontecendo com o Endrick, está jogando bem, mas tem 16 anos, não saiu o gol, faz parte - disse antes de completar com as qualidades do garoto:

- Ninguém vai trocar a artilharia do Endrick pela invencibilidade do Palmeiras no ano. Trocaria dois gols de Endrick pela invencibilidade? Não, eu não trocaria e nem o próprio Endrick. Ele sempre deu exemplos, quando ele pedia para jogar no sub-17, pedia para jogar no sub-15 dois anos atrás, para falar "quero ganhar esse título", que era a Copa Nike, o maior naquela época. Ele, estando para assumir a artilharia, ele dava a bola para Estevão, dava a bola para Luis Guilherme bater. Na Seleção Brasileira, contra a Argentina na final de Montaigu, pênalti nele e ele dá para o Luis Guilherme, mesmo sendo ele o batedor - declarou o coordenador da base alviverde.

Publicidade

> Abel relata choro de Endrick, defende a joia do Palmeiras e diz: 'Devia ter dado um abraço'

João Paulo falou também do episódio ocorrido diante do Red Bull Bragantino, em que Endrick chorou no banco de reservas após ser substituído. Diante disso, ele revelou a conversa que teve com Abel, quando decidiram mandar o garoto para a Disney, ainda em 2022, após o sucesso na Copinha e perto de poder atuar no profissional. Ele reiterou a questão do trabalho do dia a dia.

Publicidade

- Naquele momento o Abel vai dar o carinho, vai dar o abraço, igual quando a gente conversou e falou "vamos mandar ele para a Disney", foi de um almoço meu com o Abel. Mas aí não tinha tempo de ir para a Disney dos EUA e foi para a da Europa, por casa do visto. É um contato diário para que esses meninos cheguem lá em cima e conquistem seu espaço no dia a dia do treino. É importante porque é um trabalho que vai mostrar todos os dias se eles merecem a oportunidade.

Abel Ferreira e as Crias da Academia
Abel Ferreira e as Crias da Academia Abel Ferreira e as Crias da Academia

Abel Ferreira e as Crias da Academia do elenco (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Por fim, Sampaio falou de como os atletas, incluindo Endrick, se encaixam na filosofia do clube que valoriza a questão do coletivo e não as individualidades. Para eles, todos esses garotos vêm se encaixando nesse caminho e quando acabam saindo um pouco, logo voltam após os "tropeços".

- Primeiro é saber o que é mais importante, e o que é mais importante é o Palmeiras bem, não é para eles individualmente, ganhar prêmios e o Palmeiras não ser campeão ou não for o melhor time. Para todos aqui, o primeiro lugar é o clube. Não são os desempenhos individuais, isso é bem claro para a gente. Temos contato com o estafe deles, com a família, eles são muito tranquilos em relação a deslumbramento, passam muito pouco por isso. Se saem um pouco do nível, tomam umas porradas e depois retornam. Hoje é mais fácil - concluiu.

> Saiba o que o Palmeiras precisa para garantir a liderança no Paulistão

O LANCE! vai publicar mais um trecho na entrevista ainda nesta sexta-feira, mas levará ao ar o papo completo com João Paulo Sampaio neste sábado, no qual ele vai contar os diferencias da base do Palmeiras, os próximos garotos que o mundo deseja e como será o futuro das Crias da Academia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.