Janela de transferências para o Mundial de Clubes deve agitar o mercado europeu
Mudança da Fifa permitirá negociações com jogadores antes do início do torneio
Lance|Do R7

A primeira edição do novo formato do Mundial da Fifa traz mais uma novidade para o futebol de maneira global. O torneio organizado pela maior entidade do esporte reúne clubes de todos os continentes e tenta se adaptar à realidade das equipes com uma regra que flexibilizará as transferências de jogadores antes do início do Mundial de Clubes.
➡️ Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional
A Fifa deu a liberdade para que os países com clubes participantes da competição abrissem janelas de transferências visando o Mundial. Tradicionalmente, o início do período para negociações entre times da Europa acontece entre a segunda e terceira semana de junho, o que não permitiria que as equipes registrassem novos jogadores no prazo determinado pelo regulamento, já que a competição se inicia no dia 14 do mesmo mês.
Com a novidade, equipes da Europa poderão se reforçar entre os dias 1º e 10 de junho e contar com novos atletas já nas primeiras datas do Mundial de Clubes. Neste cenário, diversas negociações podem acontecer, envolvendo renovações de contratos, compras e empréstimos de jogadores entre clubes, especialmente no continente europeu.
Alemanha, Inglaterra e Itália já sinalizaram positivamente para a liberação da Fifa e contarão com as negociações antecipadas. Áustria, Espanha e França também devem seguir o mesmo caminho. Dessa forma, as 12 equipes europeias participantes poderiam realizar transferências visando o Mundial de Clubes.
Prováveis destaques da janela de transferências
Entre as equipes da Europa, algumas se destacam pela proximidade do fim de contratos de titulares e ídolos das torcidas. O Manchester City saiu na frente no noticiário, mas sem se reforçar. Kevin de Bruyne anunciou que deixará o clube ao fim da temporada. Seu compromisso com o time inglês termina em junho, entre durante o mata-mata do Mundial. No entanto, o meia ainda não anunciou se viajará para os Estados Unidos.
O contrato de Gündogan se encerra no mesmo dia que o do companheiro de equipe e ainda não há certeza sobre qual será o futuro do jogador alemão.
➡️Guardiola fala da presença de Rodri no Mundial de Clubes pelo Manchester City
O cenário se repete na Espanha, com o Atlético de Madrid, que tem Ansel Witsel, Azpilicueta, Koke, Lenglet e Reinildo perto do fim de seus contratos. Na mesma cidade, o Real tem Modric e Lucas Vázquez, que ainda não estão confirmados na disputa das fases de mata-mata do Mundial pelo mesmo motivo.
Em Portugal, o Benfica ainda tem as situações dos argentinos Di María e do capitão Otamendi indefinidas. O clube também pode ficar sem os atletas que estão emprestados ao atual elenco. Andrea Belotti, Zeki Amdouni, Samuel Dahl e Renato Sanches são os nomes que integram a lista.
O Porto pode perder Tiago Djaló, Nehuén Pérez e Fabio Vieira para a parte final da competição. Recuperado de uma grave lesão no joelho, o zagueiro Iván Marcano voltou a jogar depois de mais de um ano afastado dos gramados. Seu contrato também é válido até o dia 30 de junho
Campeonato Italiano 25/26 começará um mês depois do Mundial de Clubes
A Inter de Milão tem nomes como Arnautović, De Vrij, Joaquín Correa e Nicola Zalewski em fim de contrato. O último da lista está emprestado pela Roma e pode precisar regressar ao seu clube em junho caso não haja acordo para a renovação do empréstimo.
A Juventus também vive uma situação semelhante com diversos jogadores emprestados e em fim de contrato. São sete nomes que ficam sem vínculo com o clube em junho. Di Gregorio (do Monza), Lloyd Kelly (do Newcastle), Nico González (da Fiorentina) e Kalulu (do Milan).
Os outros três atletas emprestados para a Velha Senhora são de equipes que disputarão a competição e podem retornar para os detentores de seus direitos econômicos após o início do Mundial de Clubes caso não haja acordo entre as partes. São eles, Francisco Conceição, emprestado pelo Porto, Kolo Muani, emprestado pelo PSG e Renato Veiga, emprestado pelo Chelsea.
Conheça o técnico que vai comandar a Juventus no Mundial
Extensões de contrato
Thomas Müller, que anunciou sua saída do Bayern de Munique no fim da temporada, teve seu contrato prorrogado com o clube alemão. O antigo vínculo do jogador de 35 anos se encerraria no dia 30 de junho, durante as disputas das oitavas de final do Mundial.
O Bayern estendeu o contrato de Müller por mais 30 dias e garantiu que o camisa 25 poderá disputar o Mundial de Clubes até a final em caso de avanço da equipe alemã. Esse tipo de operação poderá ser repetido por outras equipes participantes da competição para evitar a perda de atletas ao longo do campeonato.
Calendário do Mundial 2025
Fase de grupos
de 14 a 26 de junho
Oitavas de final
28 de junho (sábado)
29 de junho (domingo)
30 de junho (segunda-feira)
1 de julho (terça-feira)
Quartas de final
4 de julho (sexta-feira)
5 de julho (sábado)
Semifinais
8 de julho (terça-feira)
9 de julho (quarta-feira)
Final
13 de julho (domingo)