Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jabeur bate surpresa alemã e faz final histórica em Wimbledon

Tunisiana é primeira mulher árabe na final de Wimbledon

Lance|

Lance
Lance Lance

A tunisiana Ons Jabeur, vice-líder da WTA, tornou-se a primeira mulher árabe e primeira norte-africana a chegar à final de um torneio do Grand Slam, ao superar a amiga Tatjana Maria, alemã 103ª da WTA, na semifinal de Wimbledon.

Jabeur encarou 1h45 para superar Maria, surpresa da chave, em um jogo muito versátil das duas tenistas que teve placar de 6/2 3/6 6/1, tendo convertido os quatro aces da partida e disparou 39 bolas vencedoras contra 17 da alemã, que cometeu 26 erros não-forçados contra 30 da tunisiana, que cometeu ainda duas duplas-faltas contra cinco da alemã.

Na histórica final, Jabeur aguarda pela vencedora do duelo entre a romena Simona Halep, campeã em Wimbledon 2019, e a cazaque Elena Rybakina.

O jogo

Publicidade

Tatjana Maria teve um início de jogo nervoso, cometendo alguns erros e assim, diante de uma sólida devolução no forehand de Ons Jabeur, salvou dois breakpoints já no primeiro game. A tunisiana encaixou melhor o saque e apesar de sentir o backhand de slice da adversária, foi confirmando com mais solidez seus games de saque. A primeira quebra veio em erro da alemã no 3º game, após ser pressionada. Jabeur seguiu sólida ao abrir 3/1 e com nova quebra, após belo game de devolução no 7º game, sacou para a parcial.

No set seguinte, Maria conseguiu encaixar melhor seu saque e também impor seu jogo que variou entre ser agressiva com forehand e cortar ritmo com backhand. Assim, conquistou quebra no 4º game e foi administrando a vantagem de 4/1 no placar.

Publicidade

No set decisivo, Jabeur conseguiu diminuir os erros não-forçados que marcaram seu 2º set, foram 17 de todos os 30 que cometeu na partida, e mais sólida abriu 5/0 com quebras nos 2º e 4º games e administrou.

As barreiras históricas rompidas por Jabeur

Publicidade

Primeira mulher do norte da África e primeira árabe a fechar uma temporada dentro do top 60 da WTA em 2018, Ons Jabeur vem aos poucos rompendo uma a uma recordes históricos para seu povo. Tornou-se em 2020 a primeira árabe da Era Aberta e primeira norte-africana a chegar às quartas de final de um Grand Slam, foi em Roland Garros. EM 2021, ela rompeu a histórica barreira do top 10. E em 2022 rompeu o top 5, tornou-se a primeira de sua etnia e região campeã de um WTA 1000 e agora faz sua 1ª final de torneio do Grand Slam.

Jabeur é a primeira africana desde Kevin Anderson a jogar a final de um torneio do Grand Slam. Anderson foi vice-campeão do US Open 2017 ao ser derrotado pelo espanhol Rafael Nadal.

Jabeur tornou-se ainda a 3ª mulher a vencer todos os jogos que disputou na grama nuam temporada desde 2000. Antes dela, apenas a russa Maria Sharapova em 2004 (venceu 12 de 12) e a americana Serena Williams em 2012 (13/13), conseguiu uma invencibilidade na grama.

Neste ano, apenas a brasileira Beatriz Haddad Maia, com 13 vitórias, sen 12 delas consecutivas, tem mais vitórias na grama que a tunisiana.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.