Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ironman 70.3 acontece neste domingo (3) no Rio de Janeiro

Competição terá a participação de 1.300 atletas em busca de 45 vagas para o Ironman 70.3 World Championship 2022

Lance|

Lance
Lance Lance

O circuito Ironman 70.3 chega ao Rio de Janeiro no próximo domingo (3), com a participação de 1.300 atletas de 23 países, divididos pelas categorias de Faixas Etária. Eles vão disputar 1,9km de natação, 90km de ciclismo e 21,1km de corrida em busca de uma das 45 vagas para o Ironman 70.3 World Championship 2022, programado para os dias 28 e 29 de outubro, em St. George, no estado de Utah, nos Estados Unidos.

A primeira etapa do circuito Ironman 70.3 aconteceu em abril, na Praia dos Ingleses, em Florianópolis, com vitória dos brasileiros José Belarmino e Patrícia Franco. Muitos dos inscritos no masculino que brilharam em Santa Catarina, todos top ten, também participarão da etapa carioca.

Nomes fortes do amador no masculino e no feminino

Entre inscritos estão o potiguar Cid Barbosa, campeão do Ironman 70.3 Maceió em 2018 e vice-campeão em Florianópolis neste ano; o santista Marcus Vinícius Fernandes, terceiro colocado na etapa de abertura e uma das grandes revelações do triathlon olímpico nos últimos anos e que começa a se destacar em provas longas; o carioca Guilherme Palma, quinto colocado, e o mineiro Bruno Khouri, sexto colocado, ambos com participação e resultados positivos em diversos eventos.

Publicidade

No feminino, a disputa também será acirrada. A paulista Patricia Mendes Franco, que venceu a primeira etapa da temporada, em Florianópolis, é uma das favoritas. Foi sua primeira conquista na competição e que lhe garantiu a presença no Mundial. A triatleta ainda tem no currículo participações no Ironman Brasil e no Ironman de Idaho (EUA), ambos em 2015.

Outro nome forte no Rio de Janeiro e que também foi destaque em Florianópolis é a paulista Cristian Terezan, que terminou em quinto lugar. Com um histórico bastante positivo em provas de diferentes distâncias, ela participará no evento carioca na condição de uma das favoritas ao título geral.

Publicidade

A largada no domingo será no formato Rolling Start, a partir das 6h30m. A natação terá um percurso poligonal na Praia da Macumba, com os 1.900m em apenas uma volta. Saindo da água, os atletas passarão pela área de transição, montada na Praça Tim Maia, em frente ao hotel Atlântico Sul, para pegar suas bikes.

Ciclismo terá três voltas, uma com 48km e duas de 21km

Publicidade

O ciclismo terá uma volta grande, de 48km, e duas menores, de 21km cada. No trajeto da primeira volta estão incluídos trechos pela Barra da Tijuca, Estrada do Pontal, Grota Funda, e Estrada de Guaratiba. As duas voltas seguintes são as menores, saindo da Praça Tim Maia, seguirão até o Condomínio Alfabarra, Avenida Lúcio Costa e chegada mais uma vez na área de transição. Para finalizar, a corrida, por sua vez, será composta por três voltas de 7km pela praia do Recreio/Reserva.

“Esta é uma prova muito especial, e não à toa atrai atletas de tantos países curiosos em competir em um cenário único, que foi parte também utilizado para o Jogos Olímpicos de 2016. Sem dúvida, essa condição motiva a todos e faz prever mais uma edição muito disputada em todas as categorias”, destaca Carlos Galvão, CEO da Unlimited Sports, organizadora do evento.

Próxima etapa será em Maceió, em 7 de agosto

A programação oficial do Ironman 70.3 Rio de Janeiro começará no dia 30, com a entrega de kits e abertura da Expo Ironman no Hotel Atlântico Sul, localizado na Avenida Lucio Costa, 18.000, Recreio dos Bandeirantes.

Depois da abertura do circuito na capital catarinense, em abril, e da prova no Rio de Janeiro, a próxima etapa vai acontecer Maceió, em 7 de agosto, seguida pela de São Paulo, em 11 de setembro, e de Fortaleza, em 6 de novembro. (Iúri Totti)

Campeões do Ironman 70.3 Rio de Janeiro

2019 - Yvan Arrije (FRA)/Pamella Oliveira (BRA);

2018 - Reinaldo Colucci (BRA)/Pamella Oliveira (BRA);

2017 - Paulo Roberto Maciel (BRA)/Pamella Oliveira (BRA);

2016 - Reinaldo Colucci (BRA)/Luisa Baptista (BRA); e

2015 - Santiago Ascenço (BRA) Mariana Borges (BRA).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.