Lance Instituto Vini Jr inaugura primeiro Centro de Tecnologias Base no Rio

Instituto Vini Jr inaugura primeiro Centro de Tecnologias Base no Rio

Projeto foi feito em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e atende alunos de Escola Municipal Cantor e Compositor Gonzaguinha, localizada dentro da Favela Kelson’s

Lance
Lance

Lance

Lance

Vinicius Jr marcou um golaço nesta quarta-feira, mas sem nem entrar em campo. Dessa vez, o gol de placa foi na área da educação pública, com a inauguração da primeira unidade do Centro de Tecnologias Educacionais Base dentro de uma escola municipal do Rio.

A sala foi instalada na Escola Municipal Cantor e Compositor Gonzaguinha, que fica na Favela Kelson’s, na Penha, e recebeu, além de apoio em obras de infraestrutura, também um suporte com equipamentos, métodos e capacitações para instrumentalizar os professores. A iniciativa utiliza a tecnologia como ferramenta e o futebol como linguagem para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem.

O evento de inauguração contou com a presença da diretoria do Instituto Vini Jr. e do secretário de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, que cortou a fita de inauguração ao lado da diretora da escola, Jussara Siviotti de Alcântara. A grande surpresa na cerimônia foi uma mensagem enviada pelo próprio Vini Jr, direto de Madri, para as crianças da escola.

- Aproveitem muito a sala e nosso aplicativo Base. Minha missão é ajudar os queridos professores e mostrar para vocês que o aprendizado também pode ser divertido - disse Vini, em vídeo direcionado aos alunos da escola Gonzaguinha.

A cerimônia marcou o início da parceria entre o Instituto e a secretaria municipal de Educação do Rio. As duas partes seguem trabalhando juntas e uma outra unidade do CT Base deve ser inaugurada ainda esse ano, em uma escola que ainda não foi revelada.

-É uma honra para prefeitura do Rio inaugurar o primeiro CT Base, Centro de Tecnologia do Instituto Vini Jr., diretamente da Maré. É um ambiente que simula um estádio de futebol com tablets, celulares, e o aplicativo BASE que é super alinhado com a base nacional curricular e vai ajudar muito os nossos professores com mais uma forma de atrair a nossa molecada. Já estamos preparados para os próximos passos, para que novas escolas possam receber a iniciativa também. Agradecimento ao Instituto Vini Jr pela parceria - declara o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

Para receber a iniciativa, a equipe docente da escola passou por um período de capacitação. Os professores puderam conhecer mais detalhes sobre o Instituto, sobre o espaço e tiveram a oportunidade de navegar pelo aplicativo Base, desenvolvido pela equipe do Instituto e que vai apoiar na oferta de conteúdo na sala de aula.

A nova tecnologia usa elementos do futebol para atrair a atenção dos alunos e conta com conteúdos de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História e Geografia, seguindo as regras da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

- É uma alegria inaugurar o primeiro de muitos Centros de Tecnologia Base dessa parceria entre o Instituto e a Secretaria Municipal de Educação. O CT é uma sala lúdica, divertida, que visa facilitar os processos de ensino-aprendizagem. Além da sala, temos um aparato tecnológico, com tablets, TV, smartphone e uma agenda de capacitação dos professores - disse Victor Oliveira, gerente executivo do Instituto.

O CT Base, que é equipado com celulares, laptop, TV, tablet e tem uma ambientação que remete a um estádio de futebol, será utilizado pelos professores e alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano), beneficiando crianças de 6 a 10 anos. Esse mesmo formato já está em funcionamento em escolas nos municípios de São Gonçalo (RJ) e Rio Preto (MG).

Últimas