Iniesta se desculpa por foto que gerou acusação de racismo
Após reação nas redes sociais, jogador divulga nota para esclarecer postagem em que aparecem duas pessoas com rostos pintados de preto
Lance|Do R7
O ex-astro da seleção espanhola e do Barcelona, Andrés Iniesta, se desculpou, por meio de nota divulgada por sua assessoria de imprensa, nesta quarta-feira, por uma controversa foto, que publicou, no último domingo, em suas redes sociais.
Leia também
Courtois se lesiona e vai ficar de fora das oitavas de final da Copa do Rei
Ivete Sangalo será atração principal na Fan Fest da Florida Cup 2019
Rio teria PIB per capita 7,5% menor sem Olimpíada, mostra estudo
Atlético de Madri fica no empate no jogo de ida da Copa do Rei
COSME RÍMOLI: Atlético não permite que Elias seja o 'novo' Arrascaeta
Para comemorar o Dia de Reis, o jogador de 34 anos compartilhou uma imagem em que duas pessoas aparecem com o rosto pintado de preto e foi chamado de racista por alguns seguidores. O meia foi acusado de praticar o "blackface", técnica teatral por meio da qual atores se pintavam com carvão para interpretar personagens de origem negra.
A imagem foi rotulada de racista, sob o argumento de que o "blackface" serve para ridicularizar a raça negra e como uma forma de exclusão dos artistas negros. Após a polêmica, Iniesta precisou vir a público para esclarecer que nunca quis ofender ninguém:
– A família de Andres Iniesta recebeu a visita dos Magos em sua casa e decidiu fotografar o momento para compartilhar essa imagem com seus seguidores nas redes sociais. Com esse post, Iniesta queria mostrar o mundo da imaginação infantil neste dia mágico e especial. A presença dos Magos pertence à cultura do nosso país, enraizada por muitos anos com aqueles que querem comemorar o dia mais mágico do ano com os nossos filhos. E é uma tradição da família Iniesta Ortiz. Em nenhum momento, Andres quis incomodar alguém com essa imagem. Ele pede desculpas para aqueles que se sentiram ofendidos –diz a nota.
A imagem teve mais de 300 mil curtidas no Instagram e cerca de 1600 comentários. Alguns fãs pediram que o ídolo apagasse a publicação, logo após a postagem:
– Fico pensando como você pôde dividir o vestiário e tantas conquistas com Eric Abidal e Dani Alves e ainda não perceber que isso não é legal. Isso é muito decepcionante! – escreveu uma seguidora.
COSME RÍMOLI: Atlético não permite que Elias seja o 'novo' Arrascaeta
– Estamos em 2019 e você ainda está usando blackface. Você deveria saber que não é apropriado. Certamente virá com alguma desculpa. Isso é racista. Tira isso daí – pediu outro fã nos comentários.
– Eu não posso acreditar que em 2019 pessoas famosas ainda façam blackface e postem isso no Twitter. Aonde estão seus amigos Iniesta? – questionou o apresentador da BBC Nick Bright.
Curta a página R7 Esportes no Facebook
Negócio fechado! Veja as contratações do mercado da bola