Depois de muita espera, finalmente a bola rolou para Catar e Equador, jogo inaugural da Copa do Mundo de 2022. Dada a expectativa, não é exagero dizer que o Mundo parou para acompanhar e repercutir a vitória fácil da seleção Sul-Americana. No Equador, 'El Comercio' destacou deu destaque à partida logo em sua página inicial, atribuindo ao jogo o rótulo de 'histórico'. A seguir, veja como a imprensa internacional reagiu ao jogo de abertura da Copa do Mundo.
Lance! Galerias
Na página inicial do 'Futbol Ecuador', três destaques da sobre a partida: a vitória da seleção local, e as reações ao impedimento que anulou o primeiro gol equatoriano logo no início do jogo.
Lance! Galerias
O mesmo site destacou que a seleção equatoriana marcou seu nome na história dos mundiais e realizou 'o sonho de 18 milhões' ao vencer na estreia do torneio.
Lance! Galerias
'Um início que emociona': O 'Olé', da Argentina, destacou a abertura da Copa em sua página inicial. No texto, o site também destacou o treinador da seleção equatoriana, Gustavo Alfaro, que é argentino.
Lance! Galerias
O também argentino 'Clarín' disse que o Equador estragou a festa do anfitrião. O site também destacou o compatriota Gustavo Alfaro.
Lance! Galerias
Em outra página, o 'Clarín' também disse que o Catar 'fez o impossível': a seleção asiática foi o primeiro anfitrião da história a perder em sua estreia.
Lance! Galerias
No relato da partida, os hermanos do 'La Nación' classificaram Enner Valencia autor dos dois gols equatorianos, como imparável.
Lance! Galerias
Na Holanda, país cuja seleção está no Grupo de Catar e Equador, o 'Telegraaf', principal jornal do país, preferiu destacar a derrota do Catar e não a vitória do Equador.
Lance! Galerias
'A Bola', de Portugal, destacou o 'bis' de Valencia, atleta do também português Jorge Jesus no Fenerbahçe (Turquia), com os dois gols que definiram o jogo.
Lance! Galerias
'O Jogo' também ressaltou o resultado histórico do Equador, derrotando um anfitrião em sua estreia pela primeira vez na história.
Lance! Galerias
O 'L'equipe' não poupou palavras para se referir à seleção dona da casa: 'Engolido pela intensidade Sul-Americana, incapaz de recuperar as segundas bolas, o atual campeão asiático foi completamente dominado'.
Lance! Galerias
'Le Figaro' foi mais um jornal europeu que preferiu destacar a derrota do Catar ao invés da vitória Sul-Americana e ainda fez previu os jogos seguintes da equipe: 'Uma missão que promete ser muito difícil'.
Lance! Galerias
'Valencia arruína estreian do Catar' é a manchete do site alemão 'Kicker'.
Lance! Galerias
O 'Bild' foi por um caminho diferente e destacou o baixo nível do jogo. 'Os primeiros torcedores do Catar fugiram aos 25 minutos!', diz a manchete. No texto, a primeira frase dá o tom: 'A Copa do Mundo começou - e com uma pitada de tédio!'.
Lance! Galerias
Apesar da manchete amena, destacando a atuação de Valencia, o 'Marca', da Espanha, não poupou palavras: 'O Catar não está ao nível de uma Copa do Mundo'.
Lance! Galerias
O 'Mundo Deportivo', da Catalunha, afirmou que o Equador poupou energias durante o segundo tempo, tamanha a inferioridade do Catar.
Lance! Galerias
Por fim, no país sede a repercussão foi bem sóbria, com textos objetivos. O 'Gulf-Times' noticiou: 'Catar perde por 2 a 0 para o Equador na abertura da Copa do Mundo'.
Lance! Galerias
O 'Al-Watan' foi pelo mesmo caminho, com manchete e textos diretos: 'Seleção do Catar perde por dois gols na estreia'.