Grêmio comemora 24 anos do primeiro título da Recopa Sul-Americana

Em 1996, o esquadrão comandado por Luiz Felipe Scolari, batia o Independiente por 4 a 1, no Japão

Lance

Lance

Lance

O dia 7 de abril está marcado na história do Grêmio. Nesta data, em 1996, o Tricolor batia o Independiente-ARG por 4 a 1 e conquistava pela primeira vez o título da Recopa Sul-Americana.

Diferente dos moldes atuais, o torneio era realizado na cidade de Tóquio, no Japão. O Grêmio entrava em campo como atual campeão da Libertadores. Já o Rojo tinha acabado de obter a Supercopa Libertadores.

O duelo

Conhecido pelo estilo copeiro, a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari não demorou muito para abrir o placar. Após cruzamento, jogada forte daquele time, Jardel aproveitou o cruzamento esquerda e mandou para o fundo da rede aos 16 minutos.

O empate argentino veio pouco tempo depois. Burrochaga foi perfeito na cobrança de pênalti e apenas deslocou o goleiro Murilo, 1 a 1.

Nos acréscimos da etapa inicial o Tricolor recuperou a vantagem. Na bola levantada na grande área, Mondragón se enrolou com o zagueiro do Independiente e Carlos Miguel só teve o trabalho de estufar as redes, 2 a 1.

Na etapa final o Tricolor sacramentou o título com Adilson e Paulo Nunes, dois jogadores de confiança de Felipão. Primeiro o zagueiro soltou a bomba na cobrança de pênalti para ampliar. Depois, o camisa 7 aproveitou o cruzamento para pegar de primeira e vencer Mondragón.

Escalação do Grêmio: Danrlei; Arce, Rivarola, Adilson e Roger; João Antônio, Goiano, Ailton e Carlos Miguel; Paulo Nunes e Jardel. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Escalação do Independiente: Mondragón; Clausen, Rotchen, Serrizuela e Ramírez; Cagna, Acuña, Domizzi e Burrochaga; Mazzoni e Molina. Técnico: Gregorio Pérez.