Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Grêmio anuncia Luiz Felipe Scolari para assumir cargo no clube

Ex-treinador é ídolo do Tricolor gaúcho desde os anos 90

Lance

Lance|Do R7

Última passagem de Felipão pelo Grêmio foi em 2021 (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA) Última passagem de Felipão pelo Grêmio foi em 2021 (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

O Grêmio anunciou na noite desta sexta-feira (25) o ex-treinador Luiz Felipe Scolari como novo coordenador técnico do clube. Ele se junta a outro comandante icônico do Tricolor gaúcho, Mano Menezes, que acabou de assumir como treinador.

Ídolo gremista desde os anos 90, quando comandou o time nos títulos da Copa do Brasil (1994), Copa Libertadores (1995) e Campeonato Brasileiro (1996), "Felipão" assume o cargo pela primeira vez no clube que o fez despontar como treinador. Ele retornou ao comando do Grêmio em 2014, saindo em 2015, quando ajudou a montar a equipe que conquistaria o título da Copa do Brasil de 2016.

A última passagem dele como comandante gremista foi em 2021. Como coordenador técnico, ele só havia assumido no Athletico-PR, em 2022, quando ajudou o Furacão a conquistar o título paranaense invicto no ano seguinte.

➡️Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Grêmio


Em sua carreira como treinador, Felipão tem como maior conquista a Copa do Mundo de 2022 pela Seleção Brasileira, o quinto e último título mundial do Brasil. Ele voltou à Seleção para a Copa de 2014, no Brasil, onde acabou marcado junto com a equipe pela goleada de 7 a 1 sofrida nas semifinais para a Alemanha — nesta ocasião, acabou ficando na quarta posição.

Scolari teve passagem marcante em Portugal


Entre 2003 e 2008, Scolari esteve no comando da seleção de Portugal, comandando a equipe lusa na campanha vice-campeã da Eurocopa de 2004 (perdendo para a Grécia na decisão) e na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, quando terminou na quarta posição. Tem passagens por times estrangeiros, como Chelsea (Inglaterra), Bunyodkor (Turquia) e Guangzhiu Evergrande (China).

No Brasil, além do Grêmio, comandou o Palmeiras, onde foi campeão brasileiro (2018), da Libertadores (1999) e da Copa do Brasil (1998 e 2012, em segunda passagem), o Cruzeiro, o Athletico-PR e o Atlético-MG, onde chegou a abandonar a aposentadoria como treinador para assumir a equipe, em 2023.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.