Governo do Uruguai proíbe torcedores do Botafogo na semi da Libertadores
Ministro do Interior recomendou que o jogo seja com torcida única
Lance|Do R7
O governo do Uruguai proibiu a presença de torcedores do Botafogo no segundo jogo da semifinal da Libertadores, marcado para esta quarta-feira (30), contra o Peñarol, no Estádio Campeón del Siglo, às 21h30 (de Brasília). A medida foi tomada após conflitos registrados no jogo de ida, no Rio de Janeiro, quando o Botafogo venceu por 5 a 0.
O ministro do Interior do Uruguai, Nicolas Martinelli, solicitou oficialmente à AUF (Associação Uruguaia de Futebol) que a partida tenha torcida única, citando “razões de segurança” para evitar novos conflitos. O pedido à AUF foi reforçado por meio de um ofício do Ministério do Interior, Pasta do Governo do Uruguai, que recomendou que a associação tome as providências necessárias junto à Conmebol para garantir que o estádio seja exclusivo para a torcida do Peñarol.
Confusão no Rio motivou decisão
O Peñarol e as autoridades de segurança do Governo do Uruguai respaldaram a decisão, argumentando que não há estrutura suficiente para garantir a segurança dos torcedores do Botafogo no estádio Campeón del Siglo. A Associação Uruguaia de Futebol também apoiou o pedido de torcida única para evitar mais incidentes entre as torcidas.
“Diante dos incidentes violentos registrados no Rio de Janeiro durante a partida de ida da Copa Libertadores entre Peñarol e Botafogo, decidimos proibir a entrada de torcedores do Botafogo no Estádio Campeón del Siglo para a partida de volta em Montevidéu. Essa medida visa à segurança e à prevenção de novos conflitos”, afirmou Martinelli em suas redes sociais.
O Ministério do Interior do Uruguai também enfatizou seu compromisso em garantir a segurança em eventos públicos e destacou que implementará todas as ações necessárias para que a partida ocorra sem incidentes.
Com essa proibição, a expectativa é que a partida ocorra apenas com torcedores do Peñarol, seguindo o protocolo de segurança solicitado após os episódios de violência envolvendo as torcidas no jogo de ida no Brasil.