Gigantes espanhóis encerram 'seca' e voltam às semifinais da Copa do Rei
Real Madrid, Atlético e Barcelona não chegavam à fase juntos desde a temporada 2013-14
Lance|Do R7
![](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/KVWJUSQW75GXTM6HVSFDO3CTBI.jpeg?auth=b4a7fee3b7bf305eab45aa42e07d0ed5f48d90f4bfd9fd6bc2d88e78c6de3783&width=2560&height=1601)
A classificação do Barcelona às semifinais da Copa do Rei 2024-25, conquistada após goleada por 5 a 0 contra o Valencia, representou o fim de uma seca para os três gigantes do futebol espanhol. Desde a temporada 2013-14, o trio de peso não participava de uma semifinal da competição: foram dez temporadas completas de ausência quebradas pelos triunfos de Simeone, Ancelotti e Flick.
➡️ Com Lei do Ex e hat-trick, Barcelona destrói o Valencia e avança na Copa do Rei
Diversas foram as combinações de semifinalistas no período. Em algumas temporadas, como em 16-17, duas das equipes chegaram à fase, no caso, Barcelona e Atlético. Porém, em outras, como foi em 2021-22, nenhum dos gigantes chegou tão longe no torneio (semifinal com Rayo Vallecano, Athletic Bilbao, Valencia e Real Betis, campeão da edição). O desinteresse no torneio pode ser apontada como uma das razões para a pouca frequência conjunta do trio nas fases finais.
Em atenção dividida com a disputa do título da liga nacional e a reta final da extinta fase de grupos da Champions League, Barcelona, Atlético e Real Madrid deixaram a Copa do Rei "de lado" no calendário. Nesta temporada, por exemplo, os Merengues foram a campo com uma equipe praticamente reserva contra o Leganés; Jude Bellingham e Kylian Mbappé sequer foram relacionados, enquanto Vini Jr. esteve entre os reservas. O Real Madrid garantiu classificação no sufoco, aos 48' do segundo tempo, com gol salvador do jovem Gonzalo García.
Do outro lado, Hansi Flick, treinador do Barcelona, enviou grande elenco a campo no Mestalla, porém, optou por poupar Robert Lewandowski, destaque e artilheiro blaugrana na temporada, com 30 gols marcados.
O fim da "seca" dos gigantes espanhóis na competição traduz a grande fase dos elencos no cenário nacional, e, ao mesmo tempo, aponta para uma reta final de campeonato equilibrada. Na La Liga, Real Madrid, Barcelona e Atlético disputam o título após o final do primeiro turno: os Merengues lideram, com 48 pontos, mas são seguidos de perto por Colchoneros, com um a menos, e Blaugranas, com quatro a menos.
A certeza é que o sorteio das semifinais, marcado para a quarta-feira (12), definirá um clássico no caminho pela taça da Copa do Rei.
Ausência de Real Madrid, Barcelona e Atlético: os últimos semifinalistas da Copa do Rei
➡️ Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional