Lance Gangwon 2024: conheça as modalidades presentes nos próximos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude

Gangwon 2024: conheça as modalidades presentes nos próximos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude

Cerimônia de Abertura será dia 19 de janeiro

Lance
Lance

Lance

Lance

Os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude será realizado na província de Gangwon, na Coreia do Sul. A Cerimônia de Abertura será dia 19 de janeiro, o evento contará com aproximadamente 1.900 jovens atletas competindo em 81 eventos de sete esportes e 15 disciplinas, com uma divisão de 50–50 entre competidores masculinos e femininos.

Pensando na presença brasileira que estará em Gangwon, o Lance! apresenta as modalidades que estarão presentes nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude 2024.

❄️ MODALIDADES DE GANGWON 2024

❄️ Biatlo: Competição individual que mistura esqui com tiro. A origem do esporte tem suas raízes nas habilidades de sobrevivência praticadas nas florestas cobertas de neve da Escandinávia, onde as pessoas caçavam em esquis com rifles pendurados nos ombros.

Bobsled: Esporte em equipes onde duas ou quatro pessoas em um trenó, realiza descidas cronometradas em uma pista de gelo sinuosa e estreita, construída para a competição.

☃️ Combinado Nórdico: A modalidade consiste em juntar salto e corrida, ambos com ski. O atleta que conseguir a melhor marca no salto fica melhor posicionado para a saída na disputa de velocidade.

樓 Curling: esporte coletivo praticado em uma pista de gelo cujo objetivo é lançar pedras de granito o mais próximo possível de um alvo, utilizando para isso a ajuda de varredores. O nome do esporte origina-se do verbo em inglês "to curl", que significa "curvar", que se deve ao fato de as pedras serem levemente giradas no ato do lançamento, descrevendo uma parábola em sua trajetória.

⛷️ Esqui Alpino: é a modalidade de esqui mais popular que existe. Envolve basicamente descer uma encosta coberta de neve sobre esquis, com foco na velocidade. Exige, ainda, coragem e habilidade em igual medida; força, técnica, agilidade e equilíbrio. O objetivo é completar o percurso no menor tempo possível.

⛷️ Esqui Cross Country: Diferentemente do esqui alpino, praticado em encostas íngremes de montanhas, e é realizado em terrenos planos ou ondulados. No entanto, com os mesmos objetivos.

⛷️ Esqui em Estilo Livre: É uma modalidade de esqui caracterizada pela existência de saltos acrobáticos crobáticos e descidas de montanha em velocidade.

 Hóquei no Gelo: Modalidade bastante conhecida, é basicamente realizado num rinque de patinação entre duas equipes de seis jogadores, sendo dois defensores, três atacantes e um goleiro — onde todos os jogadores e juízes calçam patins sobre o gelo. Os jogadores patinam no gelo e usam tacos para movimentar um disco de borracha. O objetivo do jogo é fazer com que o disco seja colocado na baliza do adversário.

❄️ Luge: Semelhante ao Bobsleigh e o skeleton, é um dos mais antigos esportes de inverno. Compreende em manter os competidores deitados com as costas contra o chão, em um pequeno trenó, e com seus pés esticados à sua frente, deslizando em uma pista de gelo em uma velocidade em torno de 140 km/h, sem freios.

 Patinação Artistica: Conhecido pela maioria, o esporte consiste em atletas que podem agir individualmente, dupla ou grupo, apresentam coreografias no gelo utilizando patins dotados de lâminas côncavas.

 Patinação de Velocidade em Pista Curta: Neste esporte, os atletas competem entre si. A modalidade começou no Canadá e nos Estados Unidos, onde por falta de pistas de 400 m de comprimento levou muitos patinadores norte-americanos a praticar em pistas de gelo.

 Patinação de Velocidade: Neste caso, os atletas correm contra o tempo, não há eliminatórias, semifinais ou finais, mas apenas uma rodada em que os competidores tentam fazer o melhor tempo. Dois atletas competem ao mesmo tempo, mas não importa quem chega na frente.

⛷️ Salto de Esqui: A modalidade consiste em esquiar por uma rampa íngreme, pular o mais longe possível e aterrissar equilibradamente. A modalidade é subdividida em três categorias: individual rampa normal, individual rampa longa e equipes rampas longas. A atuação é avaliada por juízes.

 Skeleton: Envolve deita-se de bruços com a cabeça para frente em uma pista de gelo íngreme, em um pequeno trenó.

 Snowboard: Esporte conhecido pelas séries e filmes norte-americanos, é uma modalidade radical, praticado na neve. Sobre uma prancha, o participante desliza na neve fazendo manobras.

O Brasil já inicia o evento com uma marca importante: o recorde tanto no número de atletas quanto no de modalidades numa edição dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude — o recorde anterior era de Lausanne 2020 com 12 atletas em seis esportes.

Últimas