A obra começou no dia 10 de dezembro, logo depois da última rodada do Campeonato Brasileiro. A previsão era de 90 dias.
O investimento desta obra foi todo custeado pelo próprio Maracanã, sem aporte dos clubes. O valor girou na casa dos R$ 4 milhões.
O gramado sera híbrido (grama natural reforçada por fibras sintéticas), a mesma que a maioria dos estádios europeus vem adotando.
O gramado foi alvo de diversas críticas ao longo do ano passado e o estádio ficou fechado em alguns momentos para a reforma, mas a duração do bom estado era curta.
O Sistema Grassmax combina grama natural com fibras sintéticas, para garantir consistência ao longo da temporada. Ou seja, é grama 100% natural do tipo bermuda celebration, reforçada por fibras de polietileno, que são injetadas a 18 centímetros de profundidade e dois centímetros sobre a superfície do campo.
Esse sistema assegura superfície sempre uniforme, tem maior eficácia e resistência ao pisoteio, sustenta mais horas de jogo por ano do que a superfície clássica que não é reforçada e é responsável não só pela drenagem, como também por regular a quantidade de água e temperatura do solo, melhorando as condições para crescimento da grama.
O primeiro jogo no estádio será entre Bangu e Flamengo, pela última rodada da Taça Guanabara. As equipes se enfrentam neste sábado, dia 12 de março, às 19h30.
O Maracanã recebe cerca de 70 partidas por ano entre jogos de Flamengo e Fluminense. Neste mês ainda será palco da última partida da Seleção Brasileira em casa nas Eliminatórias, dia 24 de março, contra o Chile.
Além do gramado, a área de aquecimento atrás dos gols também recebeu uma grama especial, similar a que é usada nos vestiários.
Estádio não ficou disponível para o Fluminense porque está na reta final de preparação do gramado.
Trabalhadores seguem nos últimos preparativos e misturavam areia com a grama sintética do lado de fora do gramado de jogo.
Imagens mostram bom estado do novo gramado.
Estádio é gerenciado por Flamengo e Fluminense desde abril de 2019.
Veja mais informações sobre a reforma em matéria exclusiva no site do LANCE!.
Últimas
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.