Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Gabriel Jesus conquista Tite e volta a ser titular mesmo sem fazer gols

Atacante do City iniciou Copa América como reserva de Firmino na posição de centroavante, mas tomou vaga de Richarlison pelo lado do campo. Faltam gols

Lance|

Gabriel Jesus retomou a condição de titular da Seleção Brasileira
Gabriel Jesus retomou a condição de titular da Seleção Brasileira Gabriel Jesus retomou a condição de titular da Seleção Brasileira

"A briga de 9 é Gabriel e Firmino". A frase é de Tite, logo depois da vitória por 3 a 0 sobre a Bolívia que abriu a caminhada da seleção brasileira na Copa América. Passados mais dois jogos, Gabriel Jesus venceu a briga para retornar à equipe titular, mas não com Firmino. Quem perdeu espaço para o atacante do Manchester City (ING) foi Richarlison. A formação do ataque deve ser mantida na quinta-feira, nas quartas de final, na Arena do Grêmio.

Diante da dificuldade para furar o bloqueio da Venezuela na segunda rodada, Tite decidiu acionar Gabriel Jesus pelo lado do campo, em função que ele exercia quando começou a carreira profissional no Palmeiras, em 2015 - passou a ser escalado como homem de referência só em 2016, com Cuca.

- Eu jogava assim quando subi, por um ano, um ano e meio. Depois virei segundo atacante, centroavante... Já fiz essa função no City também. É uma posição em que me sinto muito à vontade, não tenho preferência. É mais uma opção para que eu possa atuar - explicou o jogador.

Gabriel substituiu Richarlison no intervalo do jogo contra os venezuelanos e atuou pela esquerda do ataque, o que fez David Neres migrar para a direita. Apesar do 0 a 0, Tite gostou do que viu. Jesus fez boas jogadas pelo lado, apareceu bem na área para fazer companhia a Firmino e até marcou um gol, bem anulado pelo VAR por impedimento.

Publicidade

Contra o Peru, quem ocupou o lado esquerdo foi Everton Cebolinha, outro que começou a competição na reserva e ascendeu à equipe titular, desbancando David Neres. Jesus foi para o lado direito e teve mais uma atuação, apesar do pênalti desperdiçado já no fim da vitória por 5 a 0.

A falta de gols em competições oficiais, obviamente, incomoda o atleta de 22 anos, embora ele seja o artilheiro da era Tite com 16 gols em 32 partidas - e também o artilheiro do pós-Copa, com seis gols. Ele passou em branco nos cinco jogos do Brasil na Copa do Mundo da Rússia e nos três dessa Copa América. Mas Tite tenta passar a mensagem de que, com atuações de alto nível, a cobrança pelo jejum será minimizada.

Publicidade

- Fiquei triste por ele não fazer o gol, porque jogou muito. Tem que se orgulhar muito da forma como jogou, do momento em que está. Estava até torcendo por ele individualmente. O gol não iria ser determinante pelo resultado, mas ele fez um grande jogo - disse Tite, sobre o pênalti perdido.

Tite gosta de ter um jogador bem abertopor um dos lados (no momento, Everton) e outro que se junte ao centroavante no momento da conclusão das jogadas, como Richarlison vinha fazendo e como Jesus mostrou que é muito capaz de fazer. O técnico já declarou que os jogadores disponíveis dão a essa equipe opções mais variadas do que na Copa do Mundo de 2018.

Curta a página do R7 Esportes no Facebook. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.