Fortaleza pode se tornar o maior clube do nordeste caso vença a Sul-Americana? Lance! compara com rivais
Bahia e Sport possuem muita relevância na região
Lance|Do R7
Na decisão da Copa Sul-Americana, o Fortaleza pode conquistar talvez o principal título na história do clube, além de garantir uma vaga na próxima Libertadores. O Leão encara a LDU, em Punta del Este, no Uruguai, em final que será em jogo único.
Nesses momentos, as discussões de botequim sobre a grandeza de seus clubes voltam a ganhar força. Embora tenha reconquistado o prestígio de outrora devido a um bom trabalho de gestão e no futebol recentemente, o Fortaleza tem a chance de se tornar o maior do nordeste? O Lance! traz elementos comparativos com outras potências da região.
MAIOR DO CEARÁ
Nos últimos seis anos, o Leão conquistou um título da Série B do Campeonato Brasileiro, além de ter vencido as últimas cinco edições do Campeonato Cearense. Isso fez com que o Tricolor ultrapassasse o Ceará em troféus estaduais. Além disso, o Vozão não possui conquistar em nível nacional.
Embora o Fortaleza seja considerado o maior clube do seu estado, o desafio fica um pouco mais complicado quando a comparação abrange o nordeste. E é preciso levar outros elementos em consideração que vão além dos troféus, como a história das equipes e a influência de sua torcida.
COMPARAÇÃO COM BAHIA E SPORT
Um dos clubes mais tradicionais do país, o Bahia é bicampeão brasileiro (1959 e 1988) e possui 50 Campeonatos Baianos em sua história. Além disso, o Tricolor é o clube de sua região com mais torcedores no país. Segundo pesquisas recentes, o clube tem mais fãs do que outras equipes tradicionais, como Internacional, Fluminense e Botafogo.
No entanto, é possível dizer que o Bahia perdeu a relevância nacional que conquistou no século XX. Além de viver entre quedas e acessos à elite do futebol brasileiro, o clube não consegue estar entre os principais times na busca por títulos ou por vagas em competições continentais via Campeonato Brasileiro.
Atualmente, o Sport está na Série B do Brasileirão, mas luta para voltar a competição doméstica mais importante. O Rubro-Negro tem conquistar nacionais muito relevantes, como o Campeonato Brasileiro de 1987 e a Copa do Brasil de 2008 vencida sobre o Corinthians. Isso sem falar no fato de ser o maior campeão de Pernambuco com sobras para Santa Cruz e Náutico.
A nível nacional, o Rubro-Negro também possui uma larga vantagem sobre o Fortaleza em relação ao números de torcedores, mas o clube também deixou de ter a mesma relevância de outrora e não ganhava um título desde 2019 até o Campeonato Pernambucano desse ano.
O QUE MUDA EM CASO DE VITÓRIA NA SUL-AMERICANA?
Enquanto os adversários deixaram de ter o prestígio do passado, o Fortaleza vem se consolidando dentro do cenário nacional, sendo o único clube do nordeste a participar de duas Libertadores de forma consecutiva (2022 e 2023). E com chance de ir para mais uma, seja vencendo a Sul-Americana, seja via Campeonato Brasileiro.
Além disso, o Leão pode tornar-se a primeira equipe da região a vencer um troféu continental. E a discussão está aberta para os torcedores debaterem sobre quem é o maior clube do nordeste. Elementos e argumentos têm para todos os lados e para todos os gostos, mas o mais compreensível é que cada fã fique com seu time do coração.