Força da base e melhora na segunda etapa: Vasco arranca empate com o Bahia

Marrony marca no segundo tempo e premia melhora e equilíbrio da equipe cruz-maltina após mudanças de Luxemburgo na etapa complementar

Lance

Lance

Lance

O Vasco não pontuava contra o Bahia fora de casa desde 2013 e esse fator já explica a dificuldade que o time de Vanderlei Luxemburgo encontraria pela frente. Depois de um primeiro tempo ruim, a equipe melhorou com as alterações e arrancou o empate nos minutos finais com gol de Marrony, ficando no 1 a 1 na Arena Fonte Nova, nesta quinta-feira. A partida foi válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro e o Cruz-Maltino, classificado à Sul-Americana, encerrará a temporada no Maracanã.

> Veja e simule a tabela do Campeonato Brasileiro

Mudanças no Vasco

Bahia x Vasco

Bahia x Vasco

Lance

Werley foi uma das mudanças do time (Foto: Felipe Oliveira/Bahia)

Com quatro desfalques importantes, o técnico Vanderlei Luxemburgo tentou manter a característica do Vasco. Na zaga, Werley e Ricardo Graça substituíram Oswaldo Henríquez e Leandro Castan, ambos poupados. No meio, Andrey se manteve na equipe na vaga de Fredy Guarín e ficou ao lado de Richard e Raul. Na frente, Yago Pikachu foi adiantado para o lugar de Rossi. Raul Cáceres ficou na lateral-direita. Este último, inclusive, não deve permanecer na equipe para a próxima temporada.

Ritmo lento e polêmicas

Bahia x Vasco

Bahia x Vasco

Lance

Gilberto fez o gol do Bahia (Foto: Felipe Oliveira/Bahia)

O Vasco jogou mal no primeiro tempo. Pouco atento e em um ritmo muito devagar em campo, a equipe teve dificuldades para criar jogadas de real perigo. Somado a isso, a arbitragem se envolveu em dois lances polêmicos e mexeu com o clima da partida. Primeiro, o árbitro Felipe Fernandes de Lima marcou uma penalidade em Raul, mas voltou atrás. Depois, expulsou o zagueiro Ricardo em lance que gerou muita reclamação. Porém, o Cruz-Maltino mostrou a mesma apatia do duelo contra o São Paulo, algo que Luxemburgo já havia apontado.

A mão de Luxa

Bahia x Vasco - Luxemburgo

Bahia x Vasco - Luxemburgo

Lance

Luxemburgo acertou nas alterações (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

O Vasco voltou para o segundo tempo ainda com dificuldades para encaixar as jogadas. No entanto, as mudanças feitas por Luxemburgo fizeram efeito e equilibraram o duelo. No intervalo, Marcos Júnior e Fellipe Bastos entraram nos lugares de Ribamar e Cáceres. O primeiro mudou a dinâmica do time, deu mais qualidade na saída de bola e, consequentemente, nas chegadas à frente. Na reta final, pouco antes do Bahia ficar com os mesmos 10 jogadores do Cruz-Maltino, Gabriel Pec ainda substituiu Raul.

Na conta da base

Bahia x Vasco - Gabriel Pec

Bahia x Vasco - Gabriel Pec

Lance

Pec entrou no segundo tempo e deu assistência (Foto: Mauricia da Matta/Photo Premium/Lancepress!)

Depois de as duas equipes ficarem com um a menos, o Vasco logo deixou tudo igual e viu a base ser essencial para buscar o resultado. Com um bom segundo tempo, Gabriel Pec apareceu bem pela esquerda e achou Marrony livre na área. O atacante, inclusive, tem sido um dos destaques do time nessa reta final de temporada. Ele começou a partida pela esquerda e terminou mais centralizado. Se mostra uma opção versátil para Luxa em 2020.

E agora?

Maracanã - Vasco x Botafogo

Maracanã - Vasco x Botafogo

Lance

Vasco jogará no Maracanã (Foto: Reprodução / Twitter)

Na última rodada do Brasileirão, o Vasco vai receber a Chapecoense no Maracanã em clima de festa. Com um show antes da partida e promoção de cerveja, o Cruz-Maltino quer premiar a torcida após a mobilização pela associação em massa no sócio-torcedor e pelo apoio ao longo do ano. A expectativa é de estádio lotado.