Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Flamengo e outros nove clubes tentam paralisar Brasileirão durante a Copa América, mas CBF vê dois problemas

Mudança passaria por mudanças nas datas da Copa do Brasil

Lance|

Lance
Lance Lance (Lance)

Nove clubes da elite do futebol nacional pleiteiam uma mudança no calendário junto a CBF. O objetivo é paralisar o Campeonato Brasileiro durante o período de disputa da Copa América, segundo informação da "Band".

As equipes buscam antecipar os confrontos das oitavas e quartas de final da Copa do Brasil e que primeiras as quatro rodadas do Brasileirão que seriam atingidas pelo torneio de seleções sejam adiadas. Além disso, os clubes buscam adiar a decisão do torneio mata-mata para os dias 11 e 15 de dezembro.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Os clubes buscam abrir espaço no calendário para que não sejam desfalcados no Campeonato Brasileiro. Como a Copa América é uma Data Fifa, os times são obrigados a liberar seus jogadores e iriam se desfalcar na competição mais importante do país.

Publicidade

No entanto, a CBF vê alguns problemas com essa reorganização. Caso um clube brasileiro vença a Libertadores e esteja na final da Copa do Brasil, essa equipe poderia atrapalhar o calendário por conta do Mundial de Clubes estipulado para acontecer em dezembro de 2024.

Além disso, Ednaldo Rodrigues mostrou preocupação com relação a 2025, uma vez que as equipes finalistas do torneio mata-mata precisariam se reapresentar mais tarde. Em entrevista ao "ge", o presidente da CBF tratou o tema como complexo.

Publicidade

- Nós colocamos para que a diretoria de competições possa analisar todos os pontos que eles solicitam. Eu verifiquei o documento, é um documento complexo que não é apenas fazer um adiamento de duas partidas pós-Brasileiro. Isso envolve também os direitos de transmissão, de patrocinadores que estão já sabendo que a competição terminaria naquelas datas. Posterior ao Brasileiro envolve férias de atletas, envolve o próprio Sindicato dos Atletas, envolve também um calendário de 2025 que pode ser estrangulado... Mas mesmo assim a CBF sempre vai buscar entender e dar respostas que sejam técnicas para que os clubes sejam envolvidos. É isso que temos feito, mas já sabendo de antemão que tem uma série de outras intervenções que impactam no calendário já tão castigado que é o brasileiro.

Logo depois da vitória sobre o Bangu, o Flamengo, através de Luiz Carlos, Gerente do Futebol Profissional, afirmou que age nos bastidores por uma mudança no calendário. Além do Rubro-Negro, Fluminense, Vasco, Botafogo, Palmeiras, São Paulo, RB Bragantino, Atlético-MG e Athletico-PR pedem uma nova solução.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.