Lance Fisioterapeuta Cleane Fontenele destaca a importância de se alongar e aquecer antes de iniciar ou retomar as atividades físicas

Fisioterapeuta Cleane Fontenele destaca a importância de se alongar e aquecer antes de iniciar ou retomar as atividades físicas

Conhecida na internet como "Rainha das Dicas", a influenciadora explicou a necessidade de não exagerar nos exercícios

Lance
Lance

Lance

Lance

Muitas promessas são feitas na virada de ano, principalmente as relacionadas à boa alimentação e, claro, ao início ou retorno às atividades físicas. Neste caso, aqueles que realmente possuem a intenção de cumpri-la devem tomar algumas precauções.

Se a intenção é retornar a uma atividade, sabe-se que a intensidade deve ser branda, num passo a passo, pois certamente o corpo não está com o mesmo preparo de quando a modalidade ou exercício era praticado.


A fisioterapeuta Cleane Fontenele, famosa nas redes sociais por ser a "Rainha das Dicas", listou alguns cuidados e sugeriu algumas ações necessárias tanto para quem está retornando quanto para quem está iniciando as atividades.

"Qualquer volta ao esporte precisa ser gradativa, nunca com exageros, aos poucos; porém, o bom é saber que o nosso corpo tem uma memória dos movimentos e a adaptação ao retorno fica mais fácil, mesmo depois de alguma lesão recuperada", frisa.

Cleane alerta que se alongar e aquecer é de extrema necessidade, pois diminui a limitação dos movimentos e aumenta a energia e, o principal, previne lesões que possam ocorrer durante os exercícios.

"Sempre lembrar da importância do alongamento e do aquecimento e nem pensar em exageros para não ter consequências depois, como com dores no corpo ou até mesmo lesões mais sérias", atenta a influenciadora.

O alongamento é tão necessário que a "Rainha das Dicas" faz questão de detalhar mais alguns pontos a respeito de sua importância.

"Faz bem para o corpo e mente! Nosso corpo é uma cadeia muscular, tudo se integra. Uma dor do pé pode ter reflexo nas costas, cabeça, por isso os alongamentos tem que ser por completo: membros superiores, coluna geral, membros inferiores etc.", lembra.

O aquecimento também não pode, jamais, ser negligenciado, e a fisioterapeuta explica por que.

"Seja caminhada, movimentos rítmicos, corrida são excelentes para aumentar o fluxo sanguíneo gradativo e desintoxicar o corpo, através do suor que elimina muitas coisas ruins que circulam em nosso organismo e acelera o metabolismo como um todo!"

Por fim, a influenciadora destaca que qualquer desconforto mais intenso deve ser investigado por especialista: médico, fisioterapeuta ou educador físico. E, caso seja necessário sessões de fisioterapia, só retornar às atividades após a liberação do profissional.

"O importante é não parar. Sedentarismo nunca! Tem que praticar atividade física sempre, crianças, adultos, idosos; o corpo tem que estar em constante movimento. O corpo parado gera desconforto nas articulações, então o corpo em movimento gera saúde e qualidade de vida. Não esqueçam disso", pede.

Últimas