Lance Finalista da Sul-Americana, presidente do Fortaleza revela 'receita do sucesso' do clube

Finalista da Sul-Americana, presidente do Fortaleza revela 'receita do sucesso' do clube

Às vésperas da partida mais importante da história do clube, mandatário conversou com o Lance!

Lance
  • Lance | por Lance

Lance

Lance

Lance

Marcelo Paz, presidente do Fortaleza, revelou em entrevista ao Lance! a 'receita do sucesso' para o Leão do Pici ascender da Série C em 2017 à decisão da Sul-Americana em 2023. O Leão do Pici está perto de entrar em campo e disputar o maior jogo de sua história, contra a LDU, do Equador, às 17h deste sábado (28).

+ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Além disso, o mandatário contou bastidores da chegada do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda, como é a relação entre eles e se o Fortaleza deixará de ser um 'time de operários' para realizar contratações 'de peso' a partir do ano que vem. Marcelo Paz atua no Leão do Pici desde 2015, quando era diretor de futebol, e se tornou presidente em 2017. Confira abaixo a entrevista!

Como o Fortaleza conseguiu ascender da Série C à Série A com um orçamento modesto? Quem é o idealizador e quais são os pilares do projeto?

- O segredo está na gestão do clube. Nós temos o equilíbrio financeiro como um dos nossos pilares, entre tantos outros. Para isso são trazidos dirigentes remunerados, com executivos para cada setor que temos. São pessoas com experiência, que produzem de acordo com a necessidade, e que estão à disposição do clube a todo momento. Como resultado, estamos saltando de um orçamento de R$ 24 milhões em 2017, para uma previsão de R$ 300 milhões em 2023. E como sempre faço questão de reforçar, são resultados conquistados por muitas mãos: envolve diretoria, comissão técnica, funcionários e atletas. 

Rogério Ceni, Vojvoda... O Fortaleza segue um perfil definido para contratar treinadores?

- Nós procuramos um perfil de jogo, não apenas um nome. Com os atletas lidamos da mesma forma, por isso seguimos um perfil para cada contração, vendo o rendimento dentro de campo. 

Vojvoda foi contratado em 2021. Como chegaram ao nome do argentino?

- O Vojvoda faz parte do método que temos de olhar mais fora da caixa. Por meio do nosso Centro de Inteligência (CIFEC), de analisar a forma de jogar e buscar o estilo que se encaixa na necessidade do clube. Assim o nome dele surgiu no departamento de análise de mercado. Ele conseguiu implantar um sistema de jogo eficaz, o que contribui para os resultados que estamos alcançando a cada temporada.

- Como é o Vojvoda? Ele participa da montagem do elenco, é durão com os jogadores…

- Vojvoda é uma pessoa rara, do bem e de um coração gigante. Os jogadores logo se adaptaram quando ele chegou ao clube. Ele implementou uma rotina de treinos intensos, que fez com que conseguíssemos atingir um futebol mais agressivo, nos levando à condição de competir com grandes equipes do futebol nacional hoje. Outro ponto importante é que ele não se coloca à frente das conquistas, mas sim o clube. Ele não é vaidoso, a vaidade dele é o Fortaleza ganhar, conquistar os resultados e avançar nas competições. É muito bom e importante ter esse perfil no grupo.

Já conversaram com ele pela permanência por ainda mais tempo, além do contrato válido até 2024?

- O nosso contrato segue até 2024 e é nisso que precisamos focar para continuar no caminho certo do projeto. 

O Fortaleza pretende ser mais ousado e buscar contratações ‘de peso’ nas próximas temporadas?

- Nosso compromisso com o torcedor é que o Fortaleza continue ganhando jogos e evoluindo nas competições. Para isso, na hora de contratar, precisamos avaliar o rendimento dentro de campo, porque apenas contratar é fácil. Esse sempre será o nosso foco a cada temporada. Com o CIFEC que possui quatro membros voltados para o trabalho de inteligência de mercado, visando atletas com características que se enquadrem no que a comissão técnica trabalha. Estamos sempre olhando o mundo todo, analisando opções que estão de acordo com a realidade do clube.

Últimas