O ano de 2020 está chegando ao fim e, além das festas, dezembro também sempre nos reservou grandes momentos no futebol. Pensando nisso, o LANCE! preparou uma galeria relembrando alguns jogos marcantes que aconteceram na reta final da temporada. Final de Brasileiro, título e frustação no mundial, goleadas e muito mais. Confira!
Flamengo x Liverpool - 1981 -
São Paulo x Milan - 1993 -Em 12 de dezembro de 1993, o São Paulo conquistou o bicampeonato mundial de clubes, comandado por Telê Santana, a equipe provou que o Brasil poderia estar novamente no topo quando todo mundo duvidava. O São Paulo dos mundiais do Japão se mostrou competente ao vencer times violentos e fechados da América do Sul na Libertadores. Na final do Mundial, derrotou o poderoso Milan por 3 a 2.
Santos x Botafogo 1995 - Depois da vantagem por 2 a 1 alcançada no jogo de ida, no Maracanã, o Botafogo empatou com o Santos em 1 a 1 no Pacaembu, no dia 17 de dezembro, e levantou a taça do título nacional. Aos 24 minutos do primeiro tempo, Túlio Maravilha aproveitou cobrança de falta de Sérgio Manoel para colocar o Botafogo na frente. No segundo tempo, com 1 minuto, Marcelo Passos empatou para o Santos.
Vasco x São Caetano - 2000 - No dia 30 de dezembro de 2000, Vasco e São Caetano entraram em campo para a segunda partida da final da João Havelange, que substituiu o Brasileirão daquele ano devido a um imbróglio jurídico envolvendo Gama, Botafogo e Internacional. Após empatar em 1 a 1 no jogo de ida, em São Paulo, o Cruz-Maltino tinha a vantagem do empate sem gols para ficar com o tetracampeonato brasileiro. Porém, o confronto daquele dia não terminou. Depois de muita discussão do que seria feito, o STJD engrossou a decisão do Clube dos 13 e decidiu pela realização de uma nova partida. Ela ocorreu no Maracanã, no dia 18 de janeiro de 2001, com entrada gratuita e limitada a 60 mil espectadores. Os torcedores que apresentassem os ingressos do jogo em São Januário tinham prioridade. Contando com Romário, o Vasco venceu o São Caetano por 3 a 1 e garantiu o tetracampeonato brasileiro.
Palmeiras x Vasco 2000 - Grande time do Brasil na época, em 2000 o Vasco chegou também na final da Mercosul. A final era disputada no Parque Antártica, antigo estádio do Palmeiras, que recebeu o Vasco em um jogo que ficou marcado na história do futebol como a 'virada do século'. Depois de um primeiro tempo esmagador dos donos da casa naquela noite de dezembro, indo para o intervalo com um 3 a 0 no placar, o Vasco voltou para a etapa final e, milagrosamente, virou a partida aos 48′ do segundo tempo. O craque Romário marcou três gols na virada.
Santos x Corinthians 2002 - Em 15 de dezembro de 2002, as pedaladas de Robinho entraram para história. Mais de 70 mil torcedores pintaram o Morumbi de preto e branco na final entre Santos e Corinthians. O Santos voltou a ganhar um título de expressão depois de 18 anos na fila com a vitória por 3 a 2.
Náutico e Grêmio: a “Batalha dos Aflitos” 2005 - Um dos jogos mais insanos do futebol brasileiro aconteceu em 26 de novembro de 2005. Na partida aconteceu de tudo: 4 jogadores do Grêmio expulsos e 1 do Náutico, além do Timbu perder a chance de subir para a Série A do Brasileiro depois de errar 2 pênaltis jogando em casa e Anderson marcar o gol salvador no segundo tempo. Com sete jogadores em campo, Grêmio venceu o Náutico por 1 a 0 e retornou à elite do futebol nacional.
São Paulo x Liverpool - 2005 - Primeiro clube no Brasil a conquistar a América três vezes, o São Paulo alçou a reconquista do mundo como meta no segundo semestre de 2005. Em 18 de dezembro de 2005, Mineiro marcou o gol da vitória do Tricolor por 1 a 0 sobre o time inglês e garantiu a conquista do título. Com grande atuação, Rogério Ceni foi eleito o melhor em campo e craque do torneio.
Corinthians x Chelsea 2012 - Em 16 de dezembro de 2012, o Corinthians venceu o Chelsea por 1 a 0, em Yokohama, e conquistou o bicampeonato mundial. Com grande atuação do goleiro Cássio e o gol marcado por Guerrero, o Timão garantiu um resultado que entrou para história do clube e do futebol brasileiro.
Últimas
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.