Lance Festival de Cinema de Futebol retorna com homenagem a documentarista de filmes de Casagrande e Imperador

Festival de Cinema de Futebol retorna com homenagem a documentarista de filmes de Casagrande e Imperador

Em clima de Copa do Mundo, o 13˚CINEFOOT acontece de 18 a 20 de novembro no Museu do Futebol com programação gratuita

Lance
Lance

Lance

Lance

Após dois anos sendo realizado no formato virtual por conta da pandemia, o CINEFOOT – Festival de Cinema de Futebol - entra em campo presencialmente para a sua edição número 13, mantendo-se firme na sua histórica trajetória de difundir a cultura audiovisual do futebol e a paixão que o esporte mais popular do planeta desperta. Realizada no Museu do Futebol, em São Paulo, mostra exibirá diversos curtas e longas-metragens, e homenageará Susanna Lira, diretora de séries sobre Casagrande e Adriano Imperador.

+ Gerson de volta ao Flamengo? O dia do mercado de transferências

O CINEFOOT é o único festival de cinema de futebol do Brasil e pioneiro na América Latina. Em 2022, adentra o gramado para realizar esta nova edição no clima da Copa do Mundo, um momento mágico e fascinante para a população brasileira, especialmente para os amantes do futebol.

A exibição do festival homenageará a carreira de Susanna Lira, reafirmando o seu talento dentro e fora dos gramados pelo trato genial de temas relevantes sob a ótica feminina.

Conectada com as paixões que movem os brasileiros, Lira dirigiu duas séries dedicadas a personalidades do futebol: Casão, num jogo sem regras (sobre o ex-jogador e comentarista Walter Casagrande Jr.) e Adriano Imperador (sobre o craque do Flamengo e da Seleção), traçando um olhar muito próximo da intimidade e emoções desses ídolos do futebol, cujas carreiras foram verdadeiros turbilhões de emoções.

O scratch de homenagens do CINEFOOT 13 torna-se ainda mais potente com os tributos a Soraia Marques (mulher varzeana responsável pela gestão do campo do Aliança da Casa Verde), Maria Cristina Costa Vallim, in memoriam (cofundadora do time de várzea Negritude F.C. da COHAB 1), Mariana Chaves, in memoriam (coordenadora de exposições e programação cultural do Museu do Futebol) e a equipe do Ubuntu Esporte Clube, podcast que difunde uma visão afrocentrada sobre esporte e cultura.

Em São Paulo, o CINEFOOT dá o pontapé inicial no dia 18 de novembro, com uma expressiva seleção de curtas-metragens em competição internacional.

A programação reserva ainda uma sessão-homenagem ao cinquentenário do Estádio do Canindé, no dia 19/11, no Museu do Futebol, com a estreia do documentário “CANINDÉ 50”, direção de Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento.

Como tradicionalmente acontece, os filmes vencedores do CINEFOOT serão definidos exclusivamente através do voto do público. Os filmes campeões faturam a Taça CINEFOOT.

Além das mostras competitivas internacionais de curta e longa metragens, o CINEFOOT conta com mostras especiais de caráter não-competitivo, e uma programação especial disponível no formato virtual, exibida no canal do Youtube do festival.

Últimas